segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

OLHÃO: CLUSTER DO MAR, SEM PESCA?


Realiza-se amanhã no Anfiteatro Teresa Judice Gamito da Universidade do Algarve, um Seminário subordinado ao tema A Clusterização do Mar e as Actividades no Mar, promovido pela Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.
A sessão está dividida em dois grandes temas: I- Realidade Internacional versus Realidade Nacional e II-As Actividades do Mar: A investigação e a preservação dos recursos vivos.
Antecedendo o Seminário, a Comissão desloca-se à Fuzeta para se inteirar dos problemas da barra e visita duas empresas.
O facto de o Seminário se realizar em Faro e a própria ordem de trabalhos desde logo indicia que a fileira do pescado, ainda que parte integrante do cluster do mar,  não é tema de grande interesse, constituindo antes um alvo a abater, caso contrario procurariam estar junto daqueles que dedicam a sua vida à pesca e afins.
A situação da pesca da sardinha, a arte da ganchorra ou a captura do polvo e a produção de bivalves são temas que os deputados que compõem a Comissão sabem ser objecto de muitas criticas de cuja discussão fogem como o diabo da cruz.
Com paragem na pesca da sardinha desde Setembro e de durante cinco meses de paragem forçada, pela presença de biotoxinas, dos barcos da ganchorra, aliada à poluição da Ria, e atenção que uma das empresas a visitar está pegada paredes meias com a ETAR Poente de Olhão, era importante para toda a comunidade da Ria Formosa que houvesse uma conversa muito interessante sobre o futuro das actividades tradicionais desta zona.
Lamentavelmente, uma iniciativa dos deputados da nação, sem a divulgação devida, a denotar o distanciamento entre representantes e representados.
Que Seminário vem a ser este?



1 comentário:

Anónimo disse...

As maquinas já começaram a pescar no Ilhote de São Lourenço.