terça-feira, 14 de julho de 2015

OLHÃO: CÂMARA E REFER DERROTADOS!

Foi assinado, ontem, o protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Olhão e a Refer para resolver o impasse criado com a eliminação da passagem de nível da estação.
As duas partes clamam por vitoria, quando o único vitorioso é o Povo, aquele que nunca aceitou a supressão da passagem de nível e que por isso, a cada tentativa de fechar, reabriram buracos na vedação de grades.
A solução encontrada, é um misto da proposta inicial da REFER, com redução da largura das faixas de rodagem e subida dos passeios. Entretanto e até que a obra seja concluída, como não podia deixar de ser, vai ser reaberta a passagem, admitindo-se a possibilidade de em caso de inundação do túnel a mesma seja a mesma aberta às pessoas.
Sabe a Câmara Municipal e a REFER que aquilo que as pessoas querem, é a passagem tal como estava antes, apoiada por sinalectica sonora e luminosa e cancelas. A solução encontrada, é apenas uma forma airosa de sair do problema de cara levantada, porque também já se sabe que os designados "vândalos" que destruíam a vedação vão continuar a fazê-lo se as cancelas se mantiverem fechadas.
Aos poucos, as entidades envolvidas, vão percebendo que o Povo é de facto quem manda e não os "generais" de capoeira, arvorados em seus lideres.
Assim o Povo de Olhão e da Ria Formosa ousasse sempre lutar contra as imposições desta cambada, como a alteração do modo. Sempre que o Povo se levanta e luta, mais cedo ou mais tarde, acaba por alcançar a vitoria.
Olhão há muito que se debate com o problema dos esgotos directos que poluem a Ria Formos porque as forças politicas que fazem parte da alternância de poder não tomam nenhuma resolução sobre o assunto, até ao dia em que algum "vândalo" se lembre de imitar aqueles que têm destruído a vedação do túnel.
Sem pretender fazer um apelo a uma acção mais musculada, imagine-se um cenário em que alguém, pela calada da noite, resolvia encher os canos junto do cais T ou no topo norte do porto de pesca, com um bocado de cimento rápido? No imediato ficava-se a saber onde estão as ligações ditas "clandestinas".
À Câmara Municipal basta contratualizar a mesma empresa que fez a monitorização da rede de águas pluviais na Rua 18 de Junho, para executar a mesma espécie de trabalho nas Avenidas (todas), Rua Gil Eanes, Rua da Majuca. A Câmara não o faz porque não o quer e está à espera que algum dia surja uma atitude mais condizente com a demora em resolver o problema, para depois apelidar as pessoas de vândalos.
É bom que o Povo retire as ilações desta sua luta e vitoria, e aplicá-la noutros casos.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: