segunda-feira, 20 de julho de 2015

OLHÃO: INTRUJICE FAZ DESAPARECER A SARDINHA!

Porque o Povo de Olhão sempre teve uma forte ligação ao mar e à pesca, este assunto da sardinha merece uma atenção redobrada, procurando saber junto da comunidade piscatória algo que as entidades oficiais nos escondem.
Assim viemos a saber que para procederem à monitorização dos stocks, foi fretada uma traineira, na qual seguiam para alem dos "peritos", o mestre e a sua companha.
Ao mestre, foi indicado um rumo, de acordo com as coordenadas do GPS, ao que este retorquiu que ali não havia peixe nenhum, mas porque o barco estava fretado, não tinha outro remédio que não fosse seguir as indicações fornecidas. Claro que os resultados obtidos foram condizentes com os interesses de alguém, que não dos pescadores e armadores.
O nosso País é um dos maiores consumidores mundiais de peixe per capita, o que na falta da tão apreciada sardinha, obriga à sua importação mas também de outras espécies.
Curiosamente, esta situação acontece ao mesmo tempo que todos os dias somos bombardeados com anúncios promocionais do salmão e do bacalhau norueguês, sendo que os peritos noruegueses também ajudaram, aprovando, o relatório que mata a pesca da sardinha em Portugal!
Não sabemos como foram feitas as monitorizações no resto da costa portuguesa, se é que as fizeram, mas a fazerem-nas nos mesmos moldes que no Sotavento algarvio, outra coisa não seria de esperar que não a redução substancial, para não dizer total, das cotas de pesca da sardinha.
Até poderíamos concordar com a necessidade de uma paragem biológica no momento certo, o defeso, para permitir o aumento das capturas, mas nunca poderemos aceitar as cotas definidas por uma entidade externa do País e muito menos baseada em estudos, que afinal, não são mais do que a arma utilizada para justificar o assassinato da pesca da sardinha.
A União Europeia, a par do Euro, não é a solução dos nossos problemas, mas antes o cancro que tem minado a nossa economia e o desenvolvimento social, votando todo o Povo português na mais profunda fome e miséria.
Os pescadores, em particular e o Povo em geral, têm o direito e a obrigação de se opor às medidas terroristas dos traidores que nos têm governado, mas também contra uma Europa que nos quer esmagar. Por isso defendemos a saída da UE e do euro, substituindo-o por um novo Escudo, e dizer não ao pagamento da divida depois de auditada e comprovada a parte em que é ilegítima, ilegal e odiosa.
PELA SAÍDA DO EURO!
PELA SAÍDA DA UE!
NÃO AO PAGAMENTO DA DIVIDA1
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: