domingo, 26 de julho de 2015

Polis contamina a Ilha do Farol?






Hoje ao ler o site do SOS Ria Formosa constato que as dragagens que se estão a efectuar na  Ria Formosa, estão a ser lançadas para a costa oceânica da Ilha do Farol, mais propriamente para a chamada Praia pequena de uso balnear, situada a menos de 100 metros da Praia Leste da Ilha do Farol, Praia de Bandeira Azul.
As pessoas encontram-se revoltadas e dizem à boca cheia que essas descargas são nem mais nem menos do que represálias às pessoas que resistiram às demolições  das casas ditas ilegais na Ilha do Farol (suspensas até ver, devido a várias providências cautelares).
O enchimento desta praia é, quando a nós fundamental e necessário, para a defesa do frágil cordão dunar da Ilha do Farol, tal como alertámos como se vê neste post, depois de um cidadão atento a esse grave problema nos ter enviado algumas fotos.
A questão é se estas dragagens serão legais, uma vez que o Plano de dragagens do Polis  Ria Formosa, diz que nos meses de época balnear não pode haver enchimentos de praias, salvo casos de força maior, o que, como se sabe, não é o caso.
Será legal fazer descargas de areias para uma zona balnear, ainda por cima com a Bandeira Azul, sem analisar a qualidade dos sedimentos?
Sabemos que a quando das últimas dragagens na Ria Formosa, há mais de 10 anos, os sedimentos foram descarregados a 3 milhas da costa devido ao seu grau de contaminação.
Como é sabido, de há 10 anos a esta parte a poluição na Ria Formosa não deixou de existir, antes pelo contrário, tem aumentado assustadoramente e tem sido uma das bandeiras de luta do  nosso blog Olhão Livre, tal como foi do Movimento Cívico “Avisar Toda a Gente” e do Movimento de Cidadania Activa “Somos Olhão”. Este último fez inclusive uma queixa à União Europeia contra o estado gravíssimo de poluição da Ria Formosa e o grau de contaminação que se mantém.
O presidente António Pina, pretenso defensor do camaleão não interpôs, até agora, nenhuma providência cautelar nem tomou quaisquer medidas em defesa da saúde pública e das pessoas que frequentam a praia da Ilha do Farol, como era sua obrigação.
Por  entendermos ser um caso que pode colocar em risco a saúde das pessoas que frequentam as praias da Ilha do Farol, perguntamos como autores do Olhão Livre,  onde estão as análises aos sedimentos que estão a ser descarregados na  Praia pequena?
Qual o nível de contaminação desses dragados? 
Qual a classe dos dragados?
Classe 1: Material dragado limpo?
Classe 2: Material com contaminação vestigiária?
Classe 3:Material dragado ligeiramente contaminado?
Classe 4: Material dragado contaminado?
Classe 5 Material muito contaminado?
Será que a qualidade das colunas de água da zona lagunar da Ria Formosa onde se estão a fazer as dragagens, e onde se estão a depositar os dragados, foi avaliada segundo os parâmetros do oxigénio dissolvido, clorofila, azoto total e fósforo total, tal como é previsto? A lei obriga a essa avaliação será que foi feita?
Será que a saúde pública e a dos banhistas que frequentam essa praia não está em risco?
Será quer todo o ecossistema das águas costeiras, que pertencem à ZPE da Ria Formosa, não está a ser colocado em risco?
Responda quem souber, antes que as pessoas se queixem e se Revoltem Porra!





10 comentários:

L.Pedra disse...

Uma vergonha o que se está a passar na Praia da Ilha do Farol!
Então e as pessoas,quem as defende?

Anónimo disse...

Era deixar abrir a seguir ao 2ª molhe.

Anónimo disse...

Fazem isto porque a câmara de faro é comandada por um banana e a região de turismo só olha para Albufeira e Portimão.
Fizessem isto em Albufeira no mês de Agosto logo viam.
Ranhosos é correr com estas xoxas de velha do governo asap.

Anónimo disse...

Se é necesario dragar alguns canais da Ria Formosa e reforçar alguns pontos costeiros da faixa lagunar, qual é o problema? Se não se fáz, é porque não se fáz, se fáz-se é porque fáz-se... minha nossa senhora, não tem mais nada para pegar. Sinceramente tenham vergonha e sejam mais uteis à sociedade. Lembram-se daqueles tres velhotes dos marretas que criticavam tudo e todos?

L.Pedra disse...

Ao anónimo das 13.24 pergunto se saberá ler?
Gostava de estar numa Praia de Bandeira Azul,comos seus filhos ou netos, e apanhar com agua contaminada nas trombas?
Não vê que as ultimas dragagens que houve na Ria Formosa já estavam obrigados a descarregar os dragados a 3 milhas da costa por esses dragados estarem poluídos, e constituir perigo de saúde publica?
Você é que devia ter vergonha de querer tapar o sol com a peneira, e querer que as pessoas se calem.
Denunciar crimes de saúde publica é ser muito útil à sociedade,não é ignorar reclamar depois dos problemas aparecerem.

Anónimo disse...

O que vocês precisavam sei eu!

Anónimo disse...

Deixem mas é desaparecer a praia que é melhor assim, reclamavam por não ser feito e até era mais engraçado e repetir-se a situação da Fuzeta ai sim um cagar de rir, porque sempre que se faz obras aparece muitos técnicos a opinar e mais nesta época do ano.

Anónimo disse...

Qual contaminação? Tenham juízo! O governo devia era não fazer nada e deixar o mar acabar com o resto.

Anónimo disse...

o L. Pedra trabalha pelo nome: é um calhau militante! Realmente era deixar o mar limpar aquela merda toda e depois rir em monte com estes treinadores da bancada a ladrarem que foi por falta da areia das dragagens. Vá mé trabalhar, mó!

Anónimo disse...

E so invejosos