sexta-feira, 3 de julho de 2015

OLHÃO: O FUNDAMENTALISMO DO PINA

António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, na entrevista concedida ao Jornal do Algarve, mostra todo o seu oportunismo politico, jogando com as palavras, pensando que conseguirá enganar as pessoas a todo o tempo. Desenganem-se uns e outros!
No que respeita às demolições, processo travado pelo Tribunal Administrativo, o processo está, ainda longe de ser resolvido, e menos ainda a contento dos moradores da Ria Formosa.
Pina, tem-se atirado à Câmara Municipal de Faro por não ter desencadeado o processo de concessão dos núcleos da Culatra, Hangares e Farol, esquecendo que o seu camarada Apolinário foi presidente daquela autarquia e como tal um dos responsáveis pela situação. Mas omite que o proprio secretario de estado lhe disse que a concessão da Armona escapou por pouco, pois esqueceram-se de denunciar atempadamente o final da concessão. Ou seja, Pina omite que as concessões são, sempre, um titulo precário, com um termo certo, tal como os actuais contratos de trabalho, com que ele despede trabalhadores da autarquia. O principio é o mesmo; final do contrato e rua. Aliás, tal situação está bem patenteada nas concessões do núcleo do Farol, com prazos de um ano, renováveis até que a entidade concessionaria o denuncie.
Claro que o Pina, enquanto socialista e três meses das eleições, já está em campanha pelo seu partido, daí que alimente a esperança de um certo Costa ganhá-las, segundo diz.
Ora o Costa fazia parte dos governos Sócrates, e é bom relembrar que este também foi ministro do ambiente, e apôs a sua assinatura na Resolução do Conselho de Ministros que aprovou o POOC e também o Polis, planos que no seu conjunto determinaram as demolições. Portanto não é provavel que o Costa venha a alterar o quer que seja, até porque teria de ter em conta a hierarquia legislativa, não podendo um Decreto ou uma Resolução, sobrepor-se a uma Lei emanada da Assembleia da Republica, onde estaria obrigado a uma maioria absoluta, neste momento impensável! Portanto não será o Costa a resolver a situação, sendo que para isso, seria necessária uma mui duvidosa aliança com os outros partidos da direita parlamentar.
Pina preconiza, nesta entrevista, o fim da legislação ambiental, atribuindo às autarquias a gestão, a seu bel prazer, de todo o território do concelho, como se o Costa lhe pudesse entregar tal função. É que parte, a maioria destas matérias, estão salvaguardadas por legislação comunitária que se sobrepõem ao direito nacional.
A diarreia mental do Pina, leva-o a acusar de fundamentalismo a Agência Portuguesa de Ambiente (APA) e o Ministério do Ambiente (MA), com o qual impedem o desenvolvimento da zona da Ria Formosa.
Ora, a APA e o MA são anteriores ao actual governo, e mais uma vez que o hospede nº 44 do Hotel de Évora, foi ministro do ambiente, e um péssimo ministro, visto que muitos dos processos por si aprovados levantaram muitas duvidas, como o caso da Cova da Beira. Mas a questão, até não é essa!
O fundamentalismo não está no executor, mas a quem fundamenta e aprova as decisões, neste caso os socialistas, de entre os quais, Sócrates, o Costa e Nunes Correia, o padrinho da Ria Formosa. Ou será que o Pina já se esqueceu disso?
É na fundamentação com que aprovaram os planos e programas que afectam os moradores da Ria Formosa que existe o fundamentalismo, pensados segundo camaradas seus, que agora quer ver também no papel de futuros executores daquilo que aprovaram. Ou será quer vão dar o dito por não dito?
Não é de espantar que o Costa, e todos os socialistas, venham fazer promessas de um futuro risonho para os moradores das ilhas barreira; será até o mais provável!
Na verdade, num País onde os programas eleitorais não são encarados como um contrato eleitoral que em caso de incumprimento provocaria a perda de mandato, a mentira é decisiva e fundamental para ganhar votos. Claro que só acredita quem quer, mas passados quarenta anos de mentiras e ilusões, o Povo já devia estar de olhos abertos e penalizar estas famílias politicas que, com as mentiras, têm destruído o País.
Pina é um mentiroso compulsivo!

Sem comentários: