segunda-feira, 19 de março de 2018

OLHÃO: QUE GRANDES CONTRATAÇÕES!

Há uns dias atrás, anunciávamos a contratação do engenheiro Luís Gomes, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, para a prestação de consultadoria, mas até ao dia de ontem, nenhum contrato foi publicado. No entanto a informação é de fonte fidedigna e não a retiramos.
Logo, alguns lacaios do presidente da câmara, vieram a terreiro defender aquela contração, enaltecendo os prestimosos serviços do Luís Gomes.
Nada temos contra a pessoa mas não deixamos de criticar a forma e os objectivos de tais contratações, pelo que escondem.
Mas vejamos como foi alicerçado o curriculum de Luís Gomes: estudou no Instituto Superior Técnico de 1991 a 1996, onde tirou engenharia do território; foi consultor da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, ao tempo de um governo laranja; em 2001, candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Real, tendo perdido; e por isso, foi para deputado até 2005; durante esse período e até 2007, frequentou a Universidade Lusiada onde cursou Relações Internacionais; em 2005 apresenta nova candidatura à Câmara e desta vez ganha, tendo-se mantido no cargo até Novembro de 2017.
Neste contexto, Luís Gomes é mais um dos muitos carreiristas oriundos das juventudes partidárias, cujos trabalhos arranjados são de cariz político partidário.
A contratação de Luís Gomes visa a substituição do professor Pardal, apresentado como o grande mestre que viria revolucionar Olhão e que no final de mandato foi despachado para outras paragens.
O que então criticávamos e continuamos a criticar, é o facto de um ex-titular de cargo político não cumprir um período de nojo em relação à administração publica, usando dos conhecimentos e influências para se servir daquela administração, obtendo contratos onde poderá vir a ganhar mais do que ganhava no exercício do cargo que ocupava.
Pois bem, o engenheiro Luís Gomes vai a todas e já está a trabalhar para a Câmara de Faro, conforme as imagens do contrato que a seguir publicamos

Os políticos, eleitos ou não, são para servirem e não para se servirem da política para enriquecer à custa do Povo.
A concretizar-se o contrato de Luís Gomes com a Câmara Municipal de Olhão, somado ao presente contrato, ele ficará a ganhar seis mil euros mensais acrescidos de IVA, obviamente um valor superior ao vencimento de presidente da Câmara, sem ter horários ou responsabilidades.
E tratando-se de um contrato de consultadoria, que não de concepção ou de execução, estamos perante uma função que se limita a aconselhamento, à expressão de uma ideia, quando os serviços autárquicos já têm engenheiros e arquitectos que bem podem fazer tal serviço. E se não têm, é precisamente para abrir portas a este tipo de contratação.
Fora desse contexto, um tal contrato, é um contrato político e nada mais do que isso! Favor se paga com favor, e não foi por acaso que setenta processos de obras foram analisados em Vila Real por tuta e meia. Há que retribuir generosamente!

3 comentários:

Anónimo disse...

António Eusébio vai sair de vereador da Câmara Municipal de Faro e irá para as Águas do A...... assim é que é bom, lugares para todos o desemprego a diminuir!

Anónimo disse...

É só mais-valias para Olhão!

Anónimo disse...

é como nos mercados, mais fiscais que clientes. Ainda há pouco, 4 em conferênçia, o que é eles fiscalizam, a qualidade do peixe ou o que passa pela porta do cavalo, que felizmente para quem conhece é o mais fresco ?