quinta-feira, 8 de março de 2018

RIA FORMOSA: DRAGA DESAPARECIDA!

1 - Costuma o Povo dizer que deus escreve direito por linhas tortas mas há coisas que dá que pensar.
Há cerca de dois meses atrás que a draga que vemos na imagem, estava a operar na barra da Armona retirando areias para as depositar na Praia do Barril, quando naufragou, como se pode ler em http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/acidente-de-trabalho-faz-quatro-feridos-na-barra-da-armona?ref=Geral_DestaquesHP_web-summit. Depois de várias peripécias que envolveram a tentativa de recuperação, eis que a draga desapareceu, mas desta vez não há ninguém a pronunciar-se sobre o seu paradeiro, sendo muito provável que esteja no mesmo local mas coberta de areia.
Nem os donos nem os operadores da draga têm culpa, porque meros executantes, mas já não podemos dizer o mesmo dos mandantes, tendo sido escrito por linhas direitas o que aconteceu.
2 - As areias entretanto retiradas e depositadas na Praia do Barril, com o vendaval, já desapareceram e deslocalizaram-se para a Barra de Tavira que pode agora ser atravessada com agua pelo peito, complicando a vida dos pescadores dos núcleos de Sª Luzia, Tavira e Cabanas.
Se o Ministério do Ambiente, entidade tutelar do Polis, entende ser urgente as intervenções nas praias, perguntamos o que fazer quanto à situação dos pescadores e de todos aqueles que precisam das barras em condições de navegabilidade.
As barras da Armona, em Olhão, a da Fuzeta e agora a de Tavira todas elas necessitam de uma intervenção profunda e de futuro, intervenção há muito requerida mas às quais os governos fazem-se de moucos, ignorando a importância para a pesca.
Ou será que o que querem mesmo, é acabar com a pesca? Vejamos a situação da Barra da Armona, em que as traineiras são obrigadas a fazer mais doze milhas para ir e regressar do mar de pesca. Quanto custa isso? Qual o impacto para a pesca? E para a qualidade da agua na laguna?
Na Fuzeta, aquele "cemitério" apenas aguarda que aconteça alguma desgraça, com os pescadores desesperados com a falta de ganhos e impedidos de se fazerem ao mar. Qual o impacto económico e social do assoreamento da Barra da Fuzeta'
Na Barra de Tavira nem vale a pena falar, porque são cerca de cinco as comunidades piscatórias que a utilizam  e que agora veem a sua veda dificultada.
Para este tipo de intervenções não há verbas nem estudos, porque a canalha que nos governa pensam que os pescadores são feios, porcos e maus devendo ser afastados dos turistas.
3 - Entretanto os mandantes da Polis já vieram a terreiro com algumas mentiras, tentando diminuir o impacto da sua incompetência se não mesmo das reais intenções em torno da Ria Formosa..
Assim, vieram alegar que foi por causa do vendaval que não se concluiu a intervenção prevista na Praia do Barril, quando na verdade ela se deveu única e exclusivamente ao naufrágio da draga.
Também vieram afirmar que havia sido o mar que abriu a barra de Cacela quando ela foi aberta com as retro escavadoras da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. 
Aquilo a que assistimos é apenas do interesse turístico. Sem areia nas praias, não há turismo mas com areia nas barras também não há peixe!
Curiosamente, o sector turístico predominante, é do tipo sazonal, estando a Segurança Social a "subsidiar" aquela actividade na época baixa, subsídios esses que não são extensíveis aos pescadores, obrigados a parar por imposição das entidades publicas. Discrepâncias das governações!
E já nem falamos dos efeitos negativos do excesso de turismo para as populações da Ria Formosa. O nosso modelo económico assenta na lei de oferta/procura e as populações locais são penalizadas com a procura, vendo os preços a subirem de tal forma que não têm capacidade de consumo.
Que rico desenvolvimento!
4 - Porque a draga desapareceu e, para os mandantes, é urgente resolver o problema das praias, eis que já aí está uma outra, desta vez espanhola!
E as barras? Nada!
Draga, procura-se! 

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma vergonha é dizer que a draga desapareceu porque as autoridades competentes não se limitaram a procura-lá a draga está lá só que por causa do vendaval andou pra fora e ficou submersa...

Anónimo disse...

Se sabem onde está porque não está sinalizada?

Anónimo disse...

Não sinalizaram com medo que alguem a roube, lol