segunda-feira, 21 de maio de 2018

OLHÃO: MAIS IMAGEM DO QUE EFICIÊNCIA!

Muitas foram as vezes que temos defendido que o desenvolvimento de qualquer cidade passa pela qualidade das infraestruturas, mas em Olhão a aposta é outra e por isso insistimos no assunto.
De que servirá embelezar a cidade, procedendo a operações de cosmética em pontos cruciais, enquanto as redes de águas e saneamento são um desastre, com os depósitos apresentando fissuras que nunca mais vão ser reparadas, roturas e entupimentos quase diários, para não falar na falta de esgotos ainda dentro da malha urbana da cidade.
Se as infraestruturas são indispensáveis em qualquer cidade que se queira desenvolvida, o bem estar de uma população com dificuldades em encontrar trabalho, a não ser que aceite os salários de miséria impostos até pela "cura" da troika de má memória, é outra das vertentes. Uma população sem trabalho nunca fará uma cidade desenvolvida e no caso de Olhão, não serão mais de vinte e cinco por cento aqueles que têm um rendimento por conta de outrem.
Indiferente a isso, o presidente da Câmara Municipal de Olhão, aponta para outro tipo de prioridades, que não sendo essenciais, são elementos decorativos que visam mais a imagem do que a eficacia das medidas propostas, como se pode ler em https://www.algarveprimeiro.com/d/rotunda-e-requalificacao-para-nova-entrada-em-olhao/21507-4.
No artigo em causa, vem o autarca fazer a apologia do embelezamento da cidade como se isso resolvesse qualquer problema básico da população, mas que dá muito jeito a alguns negociantes. Na verdade, a rotunda das Quatro Estradas, ainda que permita uma maior fluidez do transito naquele ponto, não vai o retirar da Avenida D. João VI, mantendo-se o calvário que é transitar naquela artéria em horas de ponta. Também não se vê que eficiência da intervenção, mais uma promessa para o ano que não agora, desde a futura rotunda até à Escola Paula Nogueira. Muda a imagem, isso muda, como muda de mão o milhão de euros que vai gastar!
Aquilo de que Olhão precisa é de facto de uma Variante que retire o transito da Avenida D. João VI, para a qual existem dois traçados, escondidos nos segredos dos deuses, longe da população, porque alguma coisa não bate certo. Mas devemos lembrar que na tentativa anterior, também haviam dois traçados, ambos chumbados em sede de avaliação de impacto ambiental e que pelas mesmas razões, os novos traçados poderão seguir o mesmo caminho, caso o Pina persista neste esconde, esconde.
Da imagem até à eficacia dos actos vai uma grande distancia! 

2 comentários:

Anónimo disse...

podem-me informar, por favor, onde devo dirigir-me para denunçiar o estacionomento publico de uma viatura de marca renault laguna, que se encontra parada há mais de um ano com os pneus em baixo e atravessada,cuja proprietária nada liga àquele desleixo, aqui na urbanização quinta do trevo, por detras da escola do bairro dos pescadores

Anónimo disse...

Deve-se dirigir à viatura com uma garrafa de gasolina e uma caixa de fósforos resolve o problema.
Depois de estar todo grelhado a dona terá que o abater na Conservatória do Registo Automóvel!
Não é necessário muito barulho.