sábado, 12 de maio de 2018

OLHÃO: A VARIANTE DA MENTIRA!

O presidente da Câmara Municipal de Olhão veio anunciar, através da comunicação social regional em https://regiao-sul.pt/2018/05/11/sociedade/ip-apresenta-duas-propostas-de-tracados-para-a-circular-de-olhao/436603, uma nova promessa, desta vez a construção da Variante.
A Variante Norte de Olhão está assinalada na planta síntese do PDM em vigor desde 1995 e como tal seria uma obra da responsabilidade da câmara, que nunca pensou fazê-la e por isso mesmo terá permitido a construção em cima do seu traçado. Aliás num processo de inquérito que decorreu pelo Ministério Publico, um funcionário da autarquia dizia mesmo que nunca fora pensado torna-la realidade e daí a autorização de construção.
Vir agora dizer, com o faz o presidente da câmara, que não é da sua responsabilidade, é apenas para branquear as responsabilidades que cabem ao executivo socialista desde sempre presente na autarquia na falta de execução do Plano Director Municipal, nessa e em muitas outras matérias.
Olhão precisa de uma Variante, é ponto assente, mas seria natural que o traçado fosse submetido a uma discussão publica, para que o Povo de Olhão se pronunciasse sobre ele e não deixando ao critério de técnicos que não conhecem o terreno e menos ainda das andanças da autarquia. Tal como está a ser feito, será com o objectivo de satisfazer as vaidades do Pina e não das necessidades do Povo de Olhão.
É certo que de qualquer das formas, as propostas do traçado delineadas, terão de ser submetidas a uma outra discussão publica, em sede de avaliação de impacto ambiental, correndo-se o risco de as mesmas virem a ser reprovadas pelos mesmos motivos. E desde já alertamos que uma das razões invocadas no chumbo da anterior avaliação tinha a ver com o facto de as alterações provocadas não estarem previstas no PDM.
Pensa o Pina que tudo pode decidir sem ter que auscultar aqueles que lhe deram o voto, fazendo como muito bem queira e entenda, mas há regras que têm de ser cumpridas, regras esses que já está viciado em violar.
Certo é que até se iniciarem as obras ainda vai uma grande distância pelo que, e face aos antecedentes, somos obrigados a dizer que é a
VARIANTE DA MENTIRA! 

1 comentário:

Anónimo disse...

O Processo Administrativo de Obras, que corria contra a Câmara de Olhão devido a uma alegada violação de planos de gestão territorial pelo empreendimento Viver a Ria, em Bias do Sul, foi arquivado pela Procuradoria da República.
Sejam felizes.