quinta-feira, 16 de agosto de 2018

OLHÃO: O MELHOR CARTAZ TURISTICO DA CIDADE!

Um popular que aguardava na bicha para o barco da carreira, junto ao Cais T, filmou o pequeno mas bastante ilustrativo vídeo que pode ser visto em https://www.facebook.com/julio.san1/videos/10216696886632659/?t=15.
Como se pode ver, com o cais repleto de turistas, o que a nossa Câmara Municipal lhes oferece na chegada à Ria Formosa, é o distinto espectaculo que as imagens documentam. Esperemos que não exerçam pressões para a retirada do vídeo, algo que é muito comum nos senhores que detêm o Poder.
O Poder local, directa e indirectamente, tem feito passar a mensagem da redução da poluição, procurando desmentir aquilo que vimos dizendo há anos, Mas nós temos uma versão bem diferente e apelamos à capacidade de cada ajuizar por si se sim ou não é possível a autarquia reduzir estes focos de poluição sem uma intervenção muito mais profunda.
Aquele é um colector de aguas pluviais a que, como em tantos outros casos, foram ligados colectores de esgotos domésticos. Só seria possível à autarquia reduzir os níveis de poluição ligando a rede de aguas pluviais á rede de esgotos domésticos e descarregar tudo nas ETAR. Como qualquer leitor facilmente compreenderá tal não é possível, porque em épocas de maior pluviosidade, não só assistiríamos ao levantamento das tampas dos colectores como a própria ETAR não teria capacidade para receber tamanha quantidade de agua.
Neste contexto, a solução passar um pouco por esventrar a cidade e corrigir as ligações de esgotos domésticos à rede própria para o efeito. Ninguém diz que se faça num ano ou num mandato, mas precisa-se que seja tomada uma decisão, calendarizada e começar o quanto antes, até porque a Câmara Municipal de Olhão encomendou a uma empresa especializada, para com recurso a robots, verificar onde se situam essas ligações. Infelizmente, e mesmo depois disso, temos vindo a assistir a novas ligações de esgotos domésticos à rede de aguas pluviais.
Curiosamente, está em curso uma campanha de sensibilização para a poluição dos oceanos, com a qual concordamos mas porque conta com o patrocínio de algumas empresas que utilizam o plástico, entendemos ser um pouco demagógica, apelando ao cidadão para a moderação de comportamentos mas não chamando à responsabilidade as entidades publicas que poluem da mesma forma o mar. Basta lembrar que os resíduos de pneus proveniente do desgaste dos mesmos acabam no mar porque no final da rede de aguas pluviais não há nenhuma caixa de retenção de aguas que permita filtrar os poluentes em suspensão.
Devemos também acrescentar que contrariamente àquilo que os nossos autarcas vêm afirmando, a nova ETAR não vai resolver nada, mas rigorosamente nada, da poluição provocada pelas descargas destes colectores.
O colector em causa é visível junto ao ponto de embarque para as ilhas constituindo por isso o pior cartaz turístico que se pode apresentar. Só na cabeça dos nossos autarcas, aquele esgoto será o melhor cartaz turístico de Olhão.

2 comentários:

Anónimo disse...

os Donos Disso Tudo em Olhão, como chafurdam na merda adoram esses cartaz turistico,e como estão habituados a lidar e a mexer na merda através de negociatas merdosas, já perderam o olfacto e assim o cheiro a merda não lhes afecta.Gostam mais é do cheiro a pó,por isso compraram um aspirador gigante que faz que limpa mas não limpam nada,para poderem cheirar o pó mais à vontade.

Anónimo disse...

o QUE NÃO ACABA NO LIXO ACABA NO MAR - grande verdade e agora só temos que fazer contas do
que tem sido lançado para o interior da Ria Formosa nos ultimos 40 anos. Há locais onde a
lama subiu mais de 2 metros e excetuando os canais que têm sido dragados, a restante area
ca. de 80% já subiu uma média de 1 metro destruido os bancos de reprodução natural de bivalves
e aqui temos, sem exageros,a redução da produção de bivalves e outros em mais de 80%

JA OUVI DIZER QUE HA DIREÇOES DE AMBIENTE,DAS PESCAS,DA INVESTIGAÇÃO E..............

P O B R E Z A