sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Morreu Arnaldo Matos: Honra a quem muito nos honrou!




Morreu hoje um dos quatro fundadores do MRPP, fundado em 18 de Setembro de 1970, o que o torna no segundo partido mais velho de Portugal.
Arnaldo Matos foi acérrimo lutador contra o regime fascista  de Salazar e Caetano e encabeçou e dirigiu variadíssimas lutas, contra esse negro regime que durou uns longos 49 anos e que teve fim no dia 25 de Abril de 1974.
Arnaldo Matos, no próprio dia 25 de Abril de 74, teve a ousadia enquanto secretário-geral do MRPP, de mobilizar o povo português a sair para a rua, participar na revolução e derrubar o regime fascista, desmascarando  assim o golpe militar da "Revolução de Abril" e contrariando o apelo que a junta militar fazia, para as pessoas ficassem em casa.

Para quem não sabe, a relação de Arnaldo Matos no pós 25 de Abril com Olhão era bastante forte, e era  frequente a sua presença em Olhão, quer para apoiar as greves das operárias conserveiras, quer para apoiar a greve dos pescadores ou ainda para dar força ao movimento de ocupação de casas vazias, pelas pessoas que viviam miseravelmente. Em reconhecimento o povo de Olhão enchia completamente as salas onde o MRPP realizava os seus  comícios, houvesse  frio ou chuva, como foi o caso de um comício realizado na Esplanada Olhanense que mesmo chovendo copiosamente encheu  as instalações desse saudoso recinto de espectáculos.

Pessoalmente não conheci em toda a minha vida, outra pessoa que merecesse tanto como Arnaldo Matos este epílogo .

HÁ HOMENS QUE LUTAM UM DIA, E SÃO BONS
Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis.

Berthold Brecht.

Honra a quem muito honrou o povo de Olhão e o povo português !


1 comentário:

Anónimo disse...

Podemos ter entendimentos diferentes, mas acima das divergências: RESPEITO.Respeito que permite as melhores soluções, já que ninguém é dono da verdade absoluta. RIP.