quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

OLHÃO: PROMESSAS VELHAS COM ROUPAGENS NOVAS

A Câmara Municipal de Olhão, pela boca do seu presidente regressado das férias brasileiras, veio dar a noticia de que a rotunda do cruzamento da Avenida D. João VI com a Rua 18 de Junho, é mesmo para avançar, como se pode ver em https://www.sulinformacao.pt/2019/02/nova-rotunda-en125-dentro-de-olhao-e-mesmo-para-avancar/. Não se sabe é quando.
Em vésperas da campanha eleitoral autárquica de 2017, o presidente querendo apresentar obra, começou por demolir algumas casas, prometendo desde logo a construção de uma rotunda para aquele local. Mas isso foi há ano e meio e as obras não passaram das demolições.
Se o problema, como agora invoca, é a insolvência de uma empresa, então porque não o disse logo na altura? Não podia! Tinha de deixar uma promessa para que as pessoas votassem nele, o que conseguiu.
Tal como se diz na peça jornalística, o estado caótico do transito naquele cruzamento só será resolvido com a construção de uma variante que retire parte desse transito do interior da malha urbana. Pergunta-se então, porque não avança a variante?
Para aqueles que não sabem, o Plano Director Municipal de 1995, mas ainda em vigor, definia o traçado da variante; só que os autarcas socialistas autorizaram a edificabilidade em cima do traçado apesar de a zona ser considerada non edificandi, isto é, não era permitida a construção. Isto sem corrupção porque se a houvesse piava mais fino!
No verão passado, o ministro do planeamento teve direito a tenda na Estrada Nacional 125, para assegurar que a variante era mesmo para avançar. Depois disso veio anunciar a elaboração do estudo do traçado; mais tarde viria dizer que ia para Avaliação de Impacto Ambiental. Zero! Nada feito. E atenção que o primeiro traçado, ainda conheceu mais duas versões chumbadas em sede de avaliação de impacto ambiental por não constarem do PDM, o que acontece novamente com a prometida variante.
De qualquer das formas, são já duas promessas velhas travestidas de roupagens novas, enquanto os olhanenses veem o problema eternamente adiado, sem fim à vista, com longas bichas de transito à espera de uma oportunidade para seguirem viagem.
Claro que o presidente tem necessidade de dizer alguma coisa para calar o descontentamento das pessoas, esquecendo que a sua especialidade é prometer e adiar. Veja-se a solução para a passagem de nível da Avenida; veja-se o estrangulamento na Rua 18 de Junho junto á Farmácia Olhanense; veja-se a eliminação dos esgotos directos para a Ria Formosa, etc, etc...
PROMESSAS! MAIS PROMESSAS! E SÓ PROMESSAS!

2 comentários:

Anónimo disse...

Cade o quartel novo dos bombeiros na zona industrial em marim?
está quase pronto! pelo que tenho ouvido dizer e que vai ser inaugurado dia 1 de Abril falta saber em que ano.

Anónimo disse...

A polémica persegue-o como um sombra…

Então o Município de Olhão comprou 4 viaturas usadas e procedeu à troca do Mercedes do Presidente num stand no norte de Portugal negocio intermediado através do enteado do novo DDT (dono disto tudo) e novo cardeal Sergio Viana e ninguém se interessou em saber dos documentos, agora passados uns meses quando os carros começaram a ir à inspeção é que viram que não tinham documentos originais!!

Assim agora está tudo em segredo na garagem, tudo paradinho, à espera de….

Beijinhos

De um Funcionário da Camara Municipal de Olhão

*** Agradecia que investigassem e dessem o devido destaque a isto talvez com uma publicação