sábado, 6 de abril de 2019

IMI AGRAVADO PARA OS REFORMADOS?

Ontem fui confrontado com uma noticia que pode e deve ser lida em https://www.jn.pt/economia/interior/imi-agravado-12-vezes-para-casas-com-baixos-consumos-10570689.html, e que a confirmar a sua veracidade, vai ter consequências muito gravosas mas os mais desprotegidos da nossa sociedade.
Ao longo dos anos, as pessoas têm vindo a comprar casa para habitação própria até que chegue o dia da sua reforma, mas agora podem vir a sofrer um amargo de boca.
O consumo médio por pessoa situa-se nos 100 litros de agua, a gastar bem mas sem esbanjar. Um reformado só, gastará cerca de três metros cúbicos e um casal andará pelo seis.
De acordo com a noticia, os reformados vivendo em habitação própria, que tiverem um consumo inferior a sete metros poderão ser penalizados em sede de IMI até DOZE VEZES!
Com a miséria de reformas que são pagas neste País, e quando se apela à moderação nos consumos energéticos, que até devia ser premiado, a medida que o governo pretende aplicar  obriga precisamente ao contrário.
Claro quer os presidentes de câmara batem palmas, porque afinal são eles os primeiros beneficiados, arranjando mais verbas para gastarem à tripa forra, sem qualquer escrutínio popular. Mais, no momento, é o partido do governo o que detém a maioria das autarquias e como tal será o mais beneficiado, que as dota de mais verbas para fazerem as campanhas eleitorais encapotadas com recurso a dinheiros públicos.
Se o anterior governo não prestava, este não lhe fica atrás, no saque permanente ao bolso dos mais desfavorecidos. Mantém os impostos indirectos em alta, impostos que afectam mais aqueles cujo rendimento é mais fraco e agora prepara-se para lhes roubar mais uma boa parte dele.
Mas não só. Depois de anos a promoverem as energias alternativas como a solar, o aproveitamento dos painéis fotovoltaicos e outros, agravar o IMI por causa da redução do consumo energético, é obra!
As pessoas fazem tudo e mais alguma coisa para baixar a factura de bens essenciais como a agua ou a electricidade e depois são penalizados por porem em prática a propaganda governamental.
Claro que de fora, vão ficar os abastados, cujos orçamentos lhes permite gastar quanta agua e electricidade quiserem, A esses pouco afectará. Mas e aos desgraçados dos reformados?
É isto um governo de esquerda? Uma MERDA!

4 comentários:

Anónimo disse...

So para alertar o autor do topico que dá a entender uma coisa mas a realidade é outra vamos la ser verdadeiros e nao fazer os textos a querer parecer o que da jeito.porque diz que um reformado comum gasta 3 metros de agua mensais logo se está a contradizer pois a lei so penaliza quem gaste menos de 7 metros anuais ou seja uma casa que durante um ano nao gasta 7 metros nao pode ser de habitacao propria de primeira habitacao logo em principio é uma casa onde nao se vive ou de ferias ou segunda habitacao etc... pois nao acredito que alguem viva numa casa o ano inteiro e gaste menos de 7 metros, era interessante no texto o autor clarificar que diz que um reformado consome 3 metros mensais e a lei so penaliza casas onde o consumo seja inferior a 7 metros anuais. talvez esta medida faça com que muita gente que tem casas fechadas as alugue, coisa que faz falta.
ja agora fique a saber que admiro imenso este blogue e tem feito sair cá para fora muita verdade escondida mas tambem nao se pode entrar numa de falsas noticias como é o caso deste topico
cumprimentos e continuacao de uma Luta saudavel

a.terra disse...

Tem razão o autor do comentário e pelo erro me auto critico. De facto não me apercebi que os sete metros eram anuais. Na precipitação tomei como sendo mensais, pelo que peço desculpa de ter induzido em erro quem nos lê.

Anónimo disse...

A liberdade é para todos, vão-se mas é catar com essa ideologia comuna anti-património! Uma pessoa ou família pode ter mais do que uma casa e não ser necessariamente rica...trabalhou para isso, OK! Tem duas casas pagas, paga dois IMI e faz o que quiser delas! Não tem que ser cá obrigado ou condicionado a alugar ou a arrendar casas nem a ter que pagar água mais cara por consumir menos! A pessoa (geralmente um casal em que ambos trabalham) que estudou, trabalhou, esforçou-se e fez sacrifícios para ter um ordenado mais ou menos razoável ou mesmo um ordenado médio-baixo, abdicando de certos luxos durante a sua vida para ter uma segunda casa para passar férias, para deixar para os seus filhos ou porque lhe apeteceu em vez de ter o dinheiro no banco, não tem que ser "esmifrada" por isso! Quem ganha mais, paga mais, tá certo, mas isso já acontece por exemplo nos descontos do IRS ou no consumo que faz, o que promove a economia.

Anónimo disse...

...e já agora, a maior parte destas pessoas que possam ter mais do que uma casa, são casais de REFORMADOS!