domingo, 14 de abril de 2019

OLHÃO: OS NOVOS DONOS DISTO TUDO!

Como é do conhecimento da população de Olhão, o porto de recreio foi concessionado a uma empresa de nome Verbos do Cais, que nos seus órgãos sociais tem algumas figuras com curiosas ligações ao poder político.
A Verbos do Cais conseguiu também que lhe fosse atribuída a  concessão da área de estaleiro junto ao porto de pesca, para o que apresentou uma proposta, desde logo aceite pela Docapesca, condicionada a que se houvesse alguma reclamação, seguir para concurso mas assegurando o direito de preferência.
Tudo isto sem qualquer espécie de trafico de influências! Limpinho, Limpinho!
Mas não se ficam por aí os benefícios da Verbos do Cais. É que como se pode ver em http://portorecreioolhao.com/, a capacidade do Porto de Recreio foi ampliada para 400 lugares que incluem embarcações até 15 metros.
Acontece que a legislação sobre Avaliação de Impacto Ambiental obriga a que infraestruturas deste género com capacidade superior a 325 embarcações sejam submetidas a tal avaliação. Pelo menos é o que consta do Anexo II.
A Avaliação de Impacto Ambiental teria de ser feita logo que ultrapassasse os limiares fixados mas como se continham dentro desses limiares, estava tudo bem. Ao ampliar a capacidade de amarração de acordo com as regras teria de se submeter previamente a tal avaliação. Não o fizeram, mas quem tinha o poder e dever de o impedir, fechou os olhos.
E fecham os olhos porque os órgãos sociais da Verbos do Cais reflectem a central de interesses de partidos clientelares como PS e PSD a que se associam o poder autárquico, que acede aos corredores mais altos do Poder político, para influenciar decisões favoráveis em questões que violam a Lei.
Limpinho, Limpinho!
E como a Verbos do Cais precisa de ganhar uns patacos, a Câmara Municipal de Olhão, "entregou-lhe" a manutenção do Caíque Bom Sucesso a troco de um determinado valor. E não há promiscuidade alguma. Tudo Limpinho!
Mas não se ficam por aqui. É que na forja, está a concessão da gestão do Porto de Abrigo e isso vai mexer com a pequena pesca artesanal. Nessa altura, vamos assistir ao acordar da dormência em que caíram todos aqueles que utilizam o Porto de Abrigo. Tudo Limpinho!
E não há trafico de influências, favorecimentos ou outra coisa qualquer menos transparente! Vamos aguardar os próximos capítulos da telenovela da Frente Ribeirinha de Olhão! 

4 comentários:

Anónimo disse...

"Verdades Escondidas", "Verbos do Cais",...Haja imaginação para criar estes nomes e também para mexer em dinheiro!

Anónimo disse...

Os mesmos com máscara diferente.

Anónimo disse...

Pelas informações que qualquer cidadão comum pode recolher através do google, bastando para isso pesquisar o nome Verbos do Cais, esta Sociedade Anónima está sediada em Quelfes, Olhão e foi constituída com o propósito exclusivo (até agora) de Gerir e Explorar ACTIVIDADES DOS PORTOS DE RECREIO (MARINAS) e é uma empresa que se diz pertencer ao sector das ACTIVIDADES ARTÍSTICAS, DE ESPECTÁCULOS, DESPORTIVAS E RECREATIVAS. Fazendo fé nas palavras e na palavra do gestor do Blog, "o porto de recreio foi concessionado a uma empresa de nome Verbos do Cais, que nos seus órgãos sociais tem ALGUMAS FIGURAS com curiosas ligações ao poder político." Importava saber quem são essas figuras e que tipo de relações têm com o poder político. Se são relações partidárias, familiares, de amizade, etc. Mas se investigarmos bem, nota-se que este tipo de concessões é uma prática comum em quase todos os concelhos que têm marinas/portos de recreio, e decerto que a CMO não iria entregar a concessão do porto de recreio de Olhão â Marina de Vilamoura S.A., ou mais perto â Velas a Bordo LDA sediada em Almancil! Se é limpo ou não, não sei. O que se sabe através da pesquisa no google é que o cidadão comum interessado em conhecer em que moldes funcionam estes negócios e quem são os artistas que gerem e giram dentro e à volta desta empresa, tem que sair do anonimato e até o NIF tem que dar, enquanto que a empresa como é privada, mas mexe com dinheiros públicos, esconde através deste artifício ("aceda gratuitamente ao relatório da empresa") informações básicas como ao menos quem são os principais gestores ou/e accionistas da empresa. O que se sabe é que em 2018 era uma empresa Unipessoal, que em 2017 passou a Sociedade Anónima, não se reconhece actividade em 2018 e que passa a ter um Contrato Público a partir de Fevereiro deste ano. No entanto, fazendo uma pesquisa num artigo de jornal, sabe-se descortina-se o nome de Luís Salero, presidente da assembleia geral da Verbos do Cais SA e com um currículo "apreciável": Associação de Basquetebol do Algarve, por onde o nosso presidente já passou; Segundo Secretário na Mesa da Assembleia Municipal de Olhão; PSD Algarve; Olhanense de gema amigo de longa data do nosso presidente. Tudo limpinho, limpinho como diria JJ e agora o gestor do Blog. Eu não encontro nenhuma ilegalidade e vocês?

JMaterus disse...

As pessoas só têm inveja da "limpeza"; Será que o autor do blog ainda caíu na tentação de dizer que tudo está bem e aguardar sentado, esperando que na carneirada se fo....