segunda-feira, 1 de abril de 2019

RIA FORMOSA: A QUARTA SEMANA

Não se trata de campanha eleitoral encapotada mas parece, já que as entidades publicas estariam impedidas de fazer publicidade institucional desde o dia da marcação das eleições. Dirão que não são as autarquias, mas todos sabemos como são controladas essas instituições publicas pelo poder político. Assim é ver a quantidade de eventos promovidos para este período.
Secaram a Comissão Nacional de Eleições, retiraram-lhe os fundamentos que lhe deviam presidir, passando a constituir mais uma entidade ao serviço do Poder. Neutralidade, imparcialidade, isenção, só na cabeça de quem acredita nas instituições.
Surge agora a comemoração da 4ª semana da Ria Formosa, devidamente publicitada peça corte da imprensa regional e também pelo site da Câmara Municipal de Olhão, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2642-4-semana-da-ria-formosa-traz-muitas-atividades-a-olhao. Tudo limpinho, sem espinhas! Não, não é publicidade.
Vem os senhores do poder político comemorar o quê? Os valores naturais da Ria Formosa, depois de décadas de artificialização continuada, das quais o ultimo episódio é a recente aprovação da invasão da zona húmida para uma ciclovia quando tinham alternativas sem agredir as áreas e espécies protegidas, com a falácia do "relevante interesse publico".
Depois de silenciarem entidades que tinham por obrigação defender as áreas protegidas, como é o caso da Ria Formosa, vamos continuar a assistir ao ataque de poderosos interesses às suas margens, sejam as terrestres como a oceânica.
O presidente da câmara municipal de Olhão, um individuo sem qualquer pejo em destruir o que de melhor temos, e veja-se que são varias as zonas sob a alçada do Parque Natural da Ria Formosa e como tal protegidas, que ele pretende desafectar da Reserva Ecológica Nacional para as integrar no Plano Director Municipal como sendo urbanizáveis.
Claro que meia dúzia de privilegiados, financeiramente, continuarão a poder desfrutar da paisagem natural mas para isso terão de correr antes com o resto da população que ainda vive naquelas zonas, essencialmente pescadores e famílias.
Comemorar a 4ª semana da Ria Formosa, neste contexto, é o mesmo que estar a dizer que se preparem para a despedida breve.  

Sem comentários: