quarta-feira, 3 de abril de 2019

RIA FORMOSA: SIMPLESMENTE, CRIME!

Tavira foi um dos municípios que aderiram à quarta semana da Ria Formosa, ao mesmo tempo que é palco de um crime cometido por entidades publicas, mas nem assim a Câmara Municipal de Tavira se pronuncia. Criticar o quê? Os crimes dos camaradas?
Nas redes sociais, e na imprensa regional, o assunto tem merecido os mais variados comentários para quem tem responsabilidades no assunto, desde logo a DOCAPESCA como entidade promotora, da Agência Portuguesa do Ambiente (será?), do Parque Natural da Ria Formosa, da Capitania do Porto e até da autarquia, mas todo o mundo arranja desculpas e ninguém assume a sua quota de culpa no que vem acontecendo.
Em Novembro do ano anterior e em Fevereiro deste, foram feitas dragagens no Ria Gilão; vários foram os alertas sobre o que se encontrava nos fundos, mas de nada serviram. As dragagens foram feitas e depositadas na praia da Ilha Deserta de Tavira.
Um surfista local desencadeou uma acção de limpeza da praia mas não podia, nem tinha condições para levantar os dragados depositados na costa, como se pode ver em https://www.postal.pt/2019/04/lixo-das-dragagens-do-rio-gilao-esta-a-dar-a-costa-fotogaleria/.
Agora, o lixo voltou à praia e ninguém sabe quem tem a obrigação de limpar.
Não podemos deixar de lançar mais uma farpa já que aquela é uma zona de apanha de bivalves e condiciona a actividade. Não se trata apenas do uso balnear, indo bem alem disso.
Também não podemos deixar de lembrar que todas as entidades envolvidas são dirigidas por pessoas de confiança política de quem domina o aparelho de Estado, razão pela qual nenhuma delas se atreve a apontar o dedo à outra, antes mantêm um pacto de silêncio, preferindo refugiar-se na velha ideia de que o que é preciso é resolver e não apurar culpados. Tudo, um monte de esterco!
Comemorar-se a Quarta Semana da Ria Formosa, perante um crime destes, é o mesmo que estar a validar todos os crimes ambientais cometidos por esta gentinha.
Recordamos que para o cordão dunar da Ilha do Farol foram repulsados dragados, contaminados, numa obra da Polis de má memória; que Faro, Olhão e Tavira mantêm esgotos directos, sem qualquer tratamento. 
Até quando? 

1 comentário:

Anónimo disse...

Até quando? Até ao momento em que o Zé Povo tenha um rasgo de digna lucidez e deixe de legitimar MAFIA.