quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

ALGARVE: HOSPITAL OU MORGUE?

Pela importância do assunto vamos reproduzir um texto retirado de uma pagina do Facebook, pelo que pedimos desculpa à autora pela sua republicação.

Sofia Afonso Ferreira para "Notícias do Algarve"
O estado da Saúde em Portugal.
"A equipa de Enfermagem do serviço de urgência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve - Unidade de Faro, vem por este meio, divulgar a todos os meios de comunicação, a crescente degradação das condições assistenciais aos seus utilizadores. Esta situação arrasta-se há mais de dois anos, com conhecimento e conivências do CA, que nada tem feito até ao momento, para resolver de forma eficaz as condições depluráveis a que são sujeitos os doentes e profissionais de saúde.
Neste sentido enviamos uma vez mais um aviso ao CA, Ordem e Tutela do CHUAlgarve. Aviso esse em que, uma vez mais, denunciamos a falta de condições de utentes e profissionais do serviço de urgência.
Segue também em anexo fotografias da normalidade quotidiana do SU, já que tudo muda quando somos visitados pela Comunicação Social num mágico "empurrar de gente doente para baixo do tapete" e em que parece tudo ser apenas "mais um pico de afluência". Nesta normalidade quotidiana contamos com uma média de utentes muitas vezes superior a 60 podendo inclusive ultrapassar os 80 doentes numa sala com capacidade para 24. O rácio de enfermeiros nunca é ajustado.
Convém não esquecer que para além das horas de espera pelo atendimento médico que tanto sensacionalismo causa nos telejornais, existem ainda uma parte mais escondida do Serviço de Urgência que são os doente internados em macas durante dias e até semanas. Estes doentes estão submetidos a autenticas torturas dias e dias. Confinados num ambiente altamente contaminado e saturado, é-lhes negado a sua privacidade (são expostos em frente a toda a gente), não tem janelas nem referencias do dia/noite (constantemente expostos ao stress e barulho da urgência 24x7 dias semana). É-lhes negado o direito a serem cuidados e tratados com segurança. O espaço e o racio a que estão sujeitos não permitem a prestação de cuidados de qualidade e são um caldo do erro. É-lhes negado dignidade. É-lhes negado direito a comer- (muitos não comem apenas porque não tem quem lhes dê comida). Muitos morrem sozinhos. Sós, rodeados de tanta gente."

Aquando da greve dos enfermeiros, o governo tentou culpabilizar os técnicos pela situação de caos que se vivia nos hospitais do SNS, como se ele não fosse causado pela degradação em que os profissionais de saúde trabalham.
Neste texto, os enfermeiros dão-nos conta do que se passa na serviço de urgências  do Centro Hospitalar do Algarve - Unidade de Faro. Não somos nós que lá estamos, mas bem pode chegar a nossa vez e por isso perguntamos quem aceitaria estar nas urgências nestas condições?
Antes das eleições a candidata a deputada socialista levantou a bandeira da construção do Hospital Central do Algarve; após as eleições foi nomeada secretaria de estado da saúde e desapareceu do mapa; perdeu-se nos corredores de S. Bento e nunca mais se soube dela.
Já o presidente da câmara municipal de Olhão e também da Associação de Município do Algarve, nesta condição veio tentar levantar a bandeira deixada cair pela sua camarada, mas afinal não passou de um fogacho para enganar os algarvios.
O problema subsiste e detiora-se no dia-a-dia, por isso saudamos a iniciativa da denuncia da equipa de enfermagem do serviço de urgências, e todos os algarvios que se prezam, independentes das querelas partidárias podem e devem apoiar os profissionais de saúde na sua luta em defesa do SNS.

2 comentários:

Anónimo disse...

O hospital é uma bela merda! Desde a cúpula directiva cheia de tachistas dos partidos que não percebem nada daquilo, passando pela frieza, incompetência e sobranceria de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, etc até à grosseria, falta de educação e de saber estar da maioria dos funcionários! Se a isto acrescentarmos a falta de investimento e de organização temos uma saúde caótica onde a comida que se dá aos doentes é pior q comida para cães! Na dependência de saúde mental dão os restos/sobras da comida para cães que se deu no dia anterior no hospital!!!E as fotos não desmentem onde se vêem pessoas a sofrerem e a morrerem nos corredores! Nas urgências então e depois lá dentro somos tratados abaixo de cão!

Anónimo disse...

VERGONHA! VERGONHA em primeiro lugar para a liderança política deste regime assumido como "social". VERGONHA, quando faltam tostões para minimizar tanto sofrimento se injectam milhões na Banca que perdoa obscuramente o dobro aos "nossos amigos, pá". Moss, ao menos que os causadores deste estado de coisas não se atirem ao mar porque caso contrário, nada sobreviverá a tanta pestilência.Sejam felizes.