quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

OLHÃO: ANO NOVO, VIDA VELHA

Enquanto os nossos autarcas se divertem promovendo umas festinhas, nós fomos consultar o portal da transparência municipal, que não é nosso mas sim do governo para demonstrar que o reino do Pina vai nu. Ele que vá gastando o dinheiro com quer que um dia pode acabar-se a mama.
Num época de exageros consumistas por parte de quem tem a barriga cheia, indiferente àqueles que nada têm para festejar, convém ver a situação do concelho sem esquecer as competências transferidas para a Câmara presidida pelo Pina.
Segundo o Portal da Transparência Municipal, ver em https://www.portalmunicipal.gov.pt/municipio?locale=pt,  o concelho de Olhão tem 45.216 habitantes, dos quais a taxa de desemprego é de 17,27% e a de RSI de 33,91%, o que no seu conjunto representa 51,18%, valores sobre a população em idade activa, ou seja cerca de 14.448 pessoas. Se a estes acrescentarmos as 16.886 pessoas em idade não activa como reformados e jovens até aos quinze anos, cerca de 40% da população total, teremos então 31.334 pessoas sem nada produzir enquanto os que trabalham representam 10.872. Destes últimos, a maioria trabalha em serviços públicos, sejam da autarquia, das forças de segurança, escolas e estabelecimentos de saúde e outros.
Apesar disso, é apresentado um ganho médio mensal de 905 euros, pelo que há alguém a ganhar mais que a conta ao mesmo tempo que outros vivem o espectro da miséria, envergonhada ou assumida. Só assim é possível obter tal media!
Gastando os dinheiros obtidos do saque das taxas e dos impostos municipais com quer e entende mas endividando a autarquia, que já está com uma taxa de 67,67%. Nada mau mas para o Pina que gosta de copiar o modelo de Vila Real de Sº António ainda vai a tempo de levar a autarquia rumo à falência!
Por outro lado, e de acordo com a actualização de 20/12/2019, vai receber as competências da administração central em matérias de Praias, Exploração de Jogos (?), Vias de Comunicação, Justiça, Associações de Bombeiros,  Estruturas de Atendimento ao Cidadão, Habitação, Patrimonio Publico sem Utilização, Estacionamento Publico, Cultura, Áreas Portuárias e Areas Protegidas. Isto é que vai ser um regabofe pegado, entregando o ouro ao bandido.
Façam mais festas e não deem trabalho às pessoas!
Começa mais um ano de luta, por melhores condições de vida para o Povo em geral e para os olhanenses em particular. 

Sem comentários: