terça-feira, 28 de janeiro de 2020

OLHÃO: BELA OLHÃO VENDIDA!

Segundo informação que nos fizeram chegar do Edifico da Alfandega, no Largo Patrão Joaquim Lopes, que de outro lugar não podia ser, a Bela Olhão já está vendida, e como sempre envolto num manto de escuridão como todos os negócios do Pina.
Vejamos o historial da Bela Olhão para se perceber o que se passa, avançando desde já que faremos chegar ao Tribunal Administrativo um pedido de nulidade.
Os terrenos onde está implantada a antiga Fabrica Bela Olhão, era uma zona alagada, sob a alçada do Domínio Publico Hídrico, até por ali passar uma linha de agua. À época, a Câmara Municipal procedeu ao aterro, estando em vigor o Decreto-lei 468/71.
Naquele lugar havia, e há, uma linha de agua, que vai desaguar no lado Norte do Porto de Pesca e a lei mandava que não se podia construir numa faixa de dez metros nas margens das linhas de agua. Pois bem, não foi o Pina o primeiro a transformar a autarquia numa agência imobiliária, que à época não existiam, e por isso trataram de vender um espaço que não era da autarquia, autorizaram uma construção onde não podiam.
Falar de Isabel dos Santos, quando há tantos santos neste rectangulo à beira-mar plantado e ninguém diz nada!
Naquele local foi instalada uma fabrica que mais tarde viria a dar lugar à Bela Olhão, que foi para a insolvência há dez anos, sem que os trabalhadores tenham ainda recebido a respectiva indemnização.
Vendida em leilão, um grupo estrangeiro tentou comprar o edifício, para o que se deslocou à autarquia para saber se podiam ou não construir. Pina disse-lhes que não, que seria necessário alterar o uso do solo para admitir a construção para fins habitacionais. Nada feito, mas nas costas dos potenciais compradores, o Pina encetou negociações para a compra do imóvel, em nome da câmara e da Ambiolhão, num processo onde a opacidade ditou regras. Basta consultar as actas das assembleias municipais de então para ver as contradições em que o Pina caiu.
Mais tarde veio anunciar a elaboração do Plano de Pormenor Nascente de Olhão, o tal que visa alterar o uso dos solos, por forma a permitir a edificabilidade, que ainda não está aprovado mas que já tem um candidato a mais um negocio da china.
Ai, Isabelinha, porque não falaste com o Pina? Aqui também havia uma bela oportunidade de negocio e menos chatices!
Vamos esperar para novas novidades, que isto promete!


1 comentário:

Anónimo disse...

O povo é quem mais ordena dento de ti ó cidade. Se é verdade, comentar trafulha eleita por trafulhas?