quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

OLHÃO: COMO SE MONTA UMA IMAGEM FALSA

 


A imagem acima foi retirada hoje do site da empresa municipal Ambiolhão, que se mantem apenas para dar uma imagem que não corresponde à realidade. Na verdade aquela publicação data de 2014 e tal como se diz, a agua fornecida tinha a qualidade exigida para consumo humano.
Só que até esse ano, eram publicados os Programas de Controlo de Qualidade da Agua; daí para cá nunca mais foram publicados e sabemos que o fornecimento de agua perdeu qualidade. Agora é a própria ERSAR a dizer que a agua fornecida não garante a segurança de qualidade, porque surgem trimestres com a contaminação por coliformes fecais.
O Programa de Controlo da Qualidade da Agua dava-nos a indicação dos locais e das datas em que eram feitas as colheitas para analise. Qual o receio de dizer onde é contaminada a agua? Na rede publica ou na rede predial? Que medidas correctiva foram aplicadas para que não se repitam os episódios de contaminação, como os que têm surgido nos últimos anos? 
O ano é composto por quatro trimestres, no fim dos quais fecham o ano, mas passado mês e meio sobre o final do ano, os resultados do quarto trimestre de 2020 continuam por publicar. 
Manter publicações atrasadas apenas serve para dar uma imagem diferente da realidade a quem acede ao site da empresa. Também é certo que a maioria das pessoas nunca visitaram o site e muito menos se preocuparam em vasculhar as suas publicações, particularmente aquilo que é importante como são os resultados analíticos. Porque não publicaram a nota da ERSAR em que se diz que a agua fornecida em Olhão não oferece segurança?
Quando um povo acredita piamente em quem delegou a responsabilidade de servir a causa publica mesmo que ponha em risco a sua saúde, temos de beber agua contaminada. Não será já tempo de as pessoas terem uma atitude mais critica na atitude destes senhores? Que os aplaudem quando fazem algo de positivo, tudo bem, mas quando erram porque não se critica? Qual o receio? 
É por essas e outras razões semelhantes que continuamos a ter uma Ria bastante poluída!

Sem comentários: