sexta-feira, 29 de julho de 2022

OLHÃO: FAZ E DESFAZ PARA FICAR TUDO NA MESMA!

 Como é do conhecimento geral, até pela força da publicidade da autarquia, as transversais entre as ruas 18 de Junho e Almirante Reis, foram todas repavimentadas há pouco mais de seis meses, sendo que a Joaquim Ribeiro, por deficiência na cola do alcatrão, acabou por ser objecto de nova repavimentação há cerca de dois meses.

Como vem sendo habitual, a autarquia nega o estado de degradação das infraestruturas de agua e saneamento na zona, algumas delas com mais de setenta anos, mas o tempo encarrega-se de contrariar a tentativa de negação.

Já depois da segunda repavimentação, a empresa municipal viu-se obrigada a rasgar o tapete para proceder a uma ligação. Mas nos ultimos dias, foi pior, já que um colector de esgoto deu o berro e teve que ser renovado, razão pela qual foi aberto um enorme buraco em pleno cruzamento o que obriga à interrupção do trânsito em pelo menos duas artérias.

É esta a planificação com que somos brindados pela autarquia. Sabendo do estado das infraestruturas de agua e saneamento, não se prepara em devido tempo a sua substituição, preferindo gastar dinheiro vezes sem conta, seja na repavimentação ou na substituição de condutas.

Quando a presidência vem falar na eficiência hidrica, não está certamente a falar nos cerca de 40% de perdas na rede e cujos custos são reflectidos na factura da agua que os municipes têm de pagar todos os meses.

Quando dizemos que se torna necessário fazer uma intervenção de fundo nas infraestruturas de agua e saneamento, não estamos a falar em que tudo seja feito de uma vez só, até porque imaginamos os custos de uma tal intervenção.

Mas que é necessária uma decisão é, calendarizando as diversas fases que se podem estender até por mais de um mandato.

Apresentar uma parte da cidade, a baixa de Olhão, como se só ali fossem necessários investimentos, esquecendo ou abandonando toda a restante com infraestruturas degradadas. Modernizar a cidade é também dota-la de outras condições e não apenas as infraestruturas de agua e saneamento, porque em muitas das nossas ruas vemos vemos cabos de electricidade ou de comunicações pendurados em cachos, mesmo em fachadas de edificios antigos recuperadas que depois parecem integrar uma favela.

Mas será que fora da baixa, Olhão é uma qualquer favela?

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas isso é normal arranja-se de seguida parte-se, depois fica pior que antes

Anónimo disse...

Fazem e a seguir partem haja dinheiro