quarta-feira, 27 de julho de 2022

OLHÃO: INTERDIÇÃO DE BANHOS NA PRAIA

 Ontem foi hasteada a bandeira vermelha na Armona devido á interdição da praia motivada pela presença de uma bactéria, segundo nos diz o Correio da Manhã em https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/praia-de-olhao-interdita-a-banhos-por-presenca-de-bacteria-na-agua-do-mar#:~:text=A%20praia%20da%20Armona%2C%20em%20Olh%C3%A3o%2C%20foi%20ao,at%C3%A9%20que%20nova%20an%C3%A1lise%20revele%20valores%20microbiol%C3%B3gicos%20normalizados.

Não se diz que bactéria nem a sua proveniência porque tal iria incomodar os senhores do poder politico, seja  a nivel local, regional ou nacional, já que todos eles têm culpas no cartório.

Até aqui apenas tem sido apontado os esgotos directos na frente ribeirinha de Olhão, omitindo-se o que vai pelo resto do concelho, sem que as generalidade das pessoas se apercebam do que realmente se passa.

A Aguas do Algarve, que faz parte do grupo Aguas de Portugal, uma empresa exclusivamente publica, é quem tem a responsabilidade da rede de saneamento em alta. É por demais óbvio que a empresa aposta na redução de custos sem ter em conta as avarias e menos ainda as suas consequências.

Se as pessoas se derem ao trabalho, vão verificar que as estações elevatórias foram instaladas nas linhas de agua porque é mais facil de "resolver" o problema em caso de colapso de uma delas. As ditas estações deviam estar preparadas para em caso de avaria de uma bomba haver um mecanismo que colocasse em funcionamento umas outra bomba, mas não! É mais facil descarregar na linha de agua e manda-la para a Ria. E só em casos pontuais é que as pessoas, algumas, se apercebem disso.

Claro que a noticia revela a preocupação com o uso balnear mas não revela tanta preocupação com a produção de bivalves. Importante mesmo é apenas o turismo que isso do modo de vida de uma parte significativa da população não incomoda.

Depois das Etar, depois dos esgotos directos sem qualquer tratamento, temos ainda as estações elevatórias. 

Ou será que a dita bactéria é de geração expontânea? Não tem ela proveniência certa?

Sendo através dos esgotos quem poderá ser responsavel senão quem manda nesta merda? Afinal para que servem instituições como a CCDR, a APA, as autarquias e em ultima analise o governo, não será para fazer o que é correcto?

Um País cheio de "parasitas e bactérias"!

1 comentário:

MILITANTES MARXISTAS disse...

Que sorte tiveram os governantes de não haver este ano o festival do marisco.
O Pina deve estar escondido para não aparecer na televisão.
Este é o mundo governado pela burguesia. O planeta vai continuar a ser destruído enquanto existir o modo de produção capitalista.