quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

As autoridades Maritimas combatem o que não existe e fecham os Olhos, à Verdeira Poluição da Ria Formosa!

O Departamento Marítimo do Sul da Autoridade Marítima vai realizar um exercício de combate à Poluição por hidrocarbonetos (petróleo ou combustível) a decorrer no cais comercial de Faro entre as 9h00 e as 14h00, a 15 de fevereiro.
marinha-combate-poluiçãopetroleo.jpg
Ver Galeria

O exercício insere-se no plano Mar Limpo e será o primeiro de dois previstos para 2012, será conduzido pela Autoridade Marítima, através do Departamento Marítimo do Sul.

O cenário a criar neste exercício pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão de um navio de médio porte contra o cais, revela a Marinha.

No momento desta ocorrência com o estofo da praia-mar, a urgência das ações de contenção e recolha são fundamentais para reter as manchas do hidrocarboneto médio na zona sinistrada, evitando o seu espalhamento na Ria Formosa, refere a mesma fonte. Por forma a minimizar os danos ambientais nas águas da Ria Formosa serão colocadas barreiras para contenção do derrame e instalados dois pontos de recolha com um recuperador em cada ponto, e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido. Em simultâneo, é realizado a limpeza da praia/pedras que foram atingidas pelos produtos poluentes.

A ação visa o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul e da Capitania do Porto de Faro em resposta aos incidentes mais prováveis.

Foram convidadas a participar no exercício a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Parque Natural da Ria Formosa, a Delegação do Sul do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM Faro), a Câmara Municipal de Faro (CMF); Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (UALG-FCM) e a Sociedade Farense das Areias (Sofareia), S.A., localizada no porto.

Noticia retirada do Observatório do Algarve on line

Nota do Olhão Livre : O departamento Maritimo do Sul simula o combate à poluição no Cais comercial de Faro,mas fecha os olhos à poluição existente, que está a destruir a biodiversidade da Ria Formosa, desde as florestas marinhas de Zooestera ( Ceba e cebarrinha)A toda a fauna que desaparece de dia para dia, e não falamos só de amêijoas.

Pode a autoridade marítima simular combater o que não existe, mas não actua, quando as pessoas chamam as autoridades ao local dos crimes, descargas de esgotos Tóxicos e sem qualquer tratamento ,como tem acontecido nos últimos meses na Docapesca de Olhão, onde a Policia Marítima tem sido chamada ao local dessas descargas venenosas, e tem testemunhado, a triste realidade, mas até hoje as descargas assassinas continuam, e o peixe das traineiras continua a ser descarregado com o uso da agua conspurcada com esgotos Tóxicos como o próprio IPTM já admitiu, é um caso crime de saúde publica, mas as autoridades continuam a fechar os Olhos.

Já há anos que andamos a alertar as autoridades para este grave problema! Por quanto tempo mais vão as autoridades Departamento Maritimo do SUL, ARH, CCDR, ICNB,PNRF, IPTM , CMOlhão C.M.Faro, Aguas do Algarve, esconder e abafar, esta triste realidade?

Salvem a Ria Formosa, antes que ela acabe de vez.

1 comentário:

Joaquim Sardinha disse...

Hà pouco falei em Fagar....quando queria dizer`´Aguas do Algarve"
As desculpas pelo engano!

J. S.