quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OLHÃO: À ATENÇÃO DE FUZETA E MONCARAPACHO

A pesada factura da agua saneamento basico e residuos solidos, que sobrecarrega os bolsos dos municipes, só tem explicação pela abastança em que vivem os autarcas da nossa praça.
Senão reparem na imagem e constatarão que o municipio paga, antes deve, a agua e o saneamento ao preço global de 1.03 euros/m3, resultante da soma do preço da agua e saneamento basico.
Interpretemos agora a tabela da Câmara Municipal de Olhão, fazendo repercutir as taxas fixas no preço por m3 e juntando as três componentes:
CONSUMO DOMESTICO
1º escalão- 2.47
2º escalão- 1.96
3º escalão- 2.33
COMERCIO E INDUSTRIA
1º ESCALÃO - 2.96
2º ESCALÃO - 2.60
3º ESCALÃO - 2.54
AUTARQUIA -
Escalão unico - 1.40
O municipio consome cerca de 4.000.000 de metros cubicos e tem outro tanto de saneamento basico. O custo minimo situa-se no 2º escalão do consumo domestico com 1.96 ao qual se retirarmos o 1.03 que a autarquia paga obtemos uma diferença de 93 centimos que multiplicados pelos 4.000.000 de metros cubicos geram mais valias de trinta 3.720.000 euros.
É verdade que nestes serviços a autarquia tem encargos com o pessoal, que não excederão, salvo se houver outros cambalachos, os 420.000 euros anuais que juntamente aos cerca de 380.000 euros gastos/investidos nas respectivas redes, perfazem os 800.000 euros.
Feitas as contas, sobram cerca de três milhões de euros. Os municipes vêem-se e desejam-se para pagar esta conta enquanto os autarcas inventam maneira de gastar o nosso dinheiro. Desde a criação do balcão unico com obras, maquinas e fardas, aos almoços dos cabecilhas num conhecido restaurante do burgo e o despesismo consumista da edilidade, vivem todos na maior como se estivessemos em tempos de vacas gordas.
Se outras razões não houvesse para que as pessoas se sintam revoltadas, bastaria o simples facto de a agua ser um bem essencial do qual o cidadão não deve ser privado pelo facto de não ter dinheiro, quanto mais assistindo ao esbanjamento destes criminosos politicos.
É nesse contexto que decorre uma petição com vista à realização de uma Assembleia Municipal Extraordinaria para discutir as taxas da agua, saneamento basico e residuos solidos.
Se nada de impeditivo acontecer, os promotores estarão presentes AMANHÃ, QUINTA-FEIRA NO MERCADO DA FUZETA E DOMINGO no MERCADO DE MONCARAPACHO.
Assina e divulga. Quantos mais formos,maiores serão as hipoteses de alterar este estado de coisas.
INDIGNA-TE! REVOLTA-TE!

Sem comentários: