quinta-feira, 27 de setembro de 2012

OLHÃO: CAUSAS DA INTERDIÇÃO DA APANHA DE AMEIJOA


Há anos que temos vindo a chamar a atenção para o problema da poluição da Ria Formosa, apontando as principais causas mas também os seus efeitos. Entretanto vamos assistindo ao branqueamento da situação por parte das principais entidades envolvidas na problematica.
Está na hora dos viveiristas tomarem uma posição firme sobre este assunto e confrontar de vez todos aqueles que têm culpas no cartório. O principal foco de poluição são as ETAR, por mais que digam que não, não sendo a única  mas a mais gravosa como causa directa da mortandade dos bivalves como também pelos períodos de interdição de apanha, que arruína os produtores.
Neste link, da responsabilidade do IPIMAR, http://www.inrb.pt/fotos/editor2/folheto26.pdf, cuja abertura é algo demorada, podemos constatar que, numa linguagem mais técnica se identificam as micro algas causadoras das toxinas.
Neste outro linkhttp://www.fao.org/docrep/003/T1768P/T1768P04.htm , este da responsabilidade da FAO numa linguagem mais acessível à maioria das pessoas, são identificadas as mesmas algas mas com outro nome, e que muito resumidamente aponta para as diatomaceas e dinoflagelados como sendo as principais causadoras das toxina ASP, DSP, PSP e NSP.
A analise das águas residuais urbanas descarregadas pelas ETAR da Ria Formosa mostram a presença daquelas algas e se é certo que existem naturalmente no meio marinho, também não é menos certo que encontram nas lagoas de maturação das ETAR, o meio adequado à sua proliferação.
Neste outro link http://www.arhalgarve.pt/site/parameters/arhalgarve/files/File/documentos/ambiente/recursos_hidricos/ria_formosa_Impacte.pdf da responsabilidade do Centro de Investigação Marinha e do Ambiente da UALG, no capitulo dos resultados fitoplanctonicos podemos registar a presença destas algas.
Obviamente que não se pode responsabilizar unicamente as ETAR da Ria Formosa, até porque as ETAR espalhadas por essa Europa fora padecem do mesmo mal, que é transferir para o meio marinho a poluição provocada em terra e que por influencia das correntes marítimas a traz até à nossa costa.
Certo é que a incapacidade dos nossos governantes e a sua péssima qualidade, não lhes permite avançar com uma proposta junto da Comissão Europeia no sentido de promover uma Directiva Comunitária que obrigue todos os estados membros a reutilizarem as aguas residuais urbanas na agricultura, sendo que as aguas residuais da industria devem ser tratadas por ETAR das próprias empresas com o fito de remover os metais pesados. A reutilização das aguas residuais urbanas (domesticas) só apresenta vantagens, não só pela riqueza dos nutrientes que contem como pela ausência de contaminação dos solos.
Mas sendo o Estado o principal causador da poluição marinha, da mortandade dos bivalves e dos períodos de interdição da apanha, não se achará senão justo que esse mesmo estado agilize o processo de acesso ao Fundo de Compensação Salarial da Pesca, evitando que todos aqueles que são vitimas do próprio estado sejam vergados a pedir esmola de quem quer que seja. Essa é a luta dos viveiristas que agora passam fome por causa de um Estado pouco solidário, para com aqueles que pagaram os seus impostos, nomeadamente uma taxa de recursos hídricos aumentada para o dobro quando na realidade os recursos hídricos utilizados são ao mesmo tempo a causa das suas desgraças.
A peça que a SIC mostrou ontem não permitiu a denuncia da realidade, furtando-se a apresentar as causas, mostrando ao menos a situação dos viveiristas.
Perante um cenario destes não resta outra alternativa aos produtores, aos mariscadores senão mostrar toda a sua indignação e revolta.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Zé do Mar disse...

As ameijoas da ria foi chão que já deu uvas. Eu costume comprar ameijoas Vietenamitas,muito boas a menos de 3€/Kg, para quê andar a insistir num problema que não tem solução? as ameijoas da ria, são caras, e são inseguras para consumo! e sempre têm sido eu recordo-me das diareias que apanhei ao longo dos anos, sempre que comi ameijoas da ria.

Anónimo disse...

MOSS.
ó zé do mar,atão só a ti é que as ameijoas dão caganeira? vesse memo que és fracote, deves ter um corpinho de leite. só eu como ameijoas sem serem depuradas e não tenho essas caganeiras, que dizes.
atão, há melhor ameijoas em Portugal, que as nossas? va-te cagar para outro sitio.
A comer amejoas vietamitas, esse bocado de borracha. Inseguro és tu que não sabes o que dizes. continua a comer essa merda de ameijoas e depois, ainda acabas de cagar a tripa inteira, fó mó.
devias ter vergonha nas afirmações que fazes.