terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ilha do Farol; E se a Ponte de embarque cai devido às dragagens ilegais na Ria Formosa?



Mais uma vez somos alertados  que o Polis está a fazer dragagens ilegais  na Ria Formosa, mais uma vez não respeitando  a Declaração de Impacte Ambiental  sobre as dragagens na Ria Formosa, aprovado pelo governo, e assinadas por Paulo Lemos,  que diz, que não pode haver dragagens na Ria Formosa, entre Junho e Setembro,.

Desta vez as dragagens ilegais,  estão ser feitas  mesmo ao lado da Ponte de embarque da Ilha do Farol.

Perguntamos nós se essas dragagens ilegais,  não colocam em risco a Ponte de embarque da Ilha do Farol uma vez que há anos essa ponte foi alvo de uma intervenção, pois estava em risco de ruir, por falta de areia que sustentava os seus alicerces.

Toda a gente sabe que quando se retira areia da proximidade de uma ponte,como o que estão a fazer mesmo ao lado Oeste da Ponte do Farol, as areias que a sustentam movem-se indo parar aos fundões criado por essas dragagens.

 Temos ainda na memória, a queda  dramática da Ponte Hintze Ribeiro em Castelo de Paiva, onde aconteceu   uma tragédia em 2 001, e onde morreram 59 pessoas devido à queda da Ponte devido à extracção de areia sem controlo no rio Douro, nas proximidades e a montante dessa ponte
.
Onde está o plano de dragagens da Ria Formosa afixado? Quem é o seu autor?

Será que houve estudos acerca do que pode acontecer à Ponte da Ilha do Farol?

Porque razão estão a fazer dragagens encostados  à Ilha do Farol se a desculpa e omotivo das dragagens, são afundar o canal de navegação?

O local onde estão a fazer as dragagens do lado poente da Ponte da Ilha do Farol,  é bem longe do canal de navegação!
Porque razão estão a  estão a roubar as areias nesse local ?
Se a Ponte cair de quem será a culpa?

Porque se calam quase todos os notáveis defensores camaleónicos sobre essas dragagens ilegais?
Será que por terem parado as demolições na Ilha do Farol que estão em silêncio?
Seráque já  questionaram, os partidos do arco do poder, PSD, CDS, e PS, qual a posição desses partidos,que aprovam o Polis Ria Formosa que previa as demolições de TODAS as casas de 2ª habitação,  na Ilha do Farol, qual a posição deles sobre as demolições na Ilha do Farol caso vençam as eleições?

Deve ser interessante saber o que prometem, e se o vão cumprir, quando já se sabe que grandes grupos  estrangeiros, estão a afiar o dente à Ilha do Farol,  para nela construírem resorts privados e Marinas privadas na Ilha do Farol?
De realçar que há pessoas, que não se calam e que ousam lutar estando na linha da frente na denuncia  dessas situações ilegais,  foi da página do f.b  de uma dessas pessoas, que fomos roubar a foto que publicamos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se calhar as dragagens são na área de manobra... trabalho usual nos cais. É sempre a dizer mal... se mordem a língua, bem que morrem!