terça-feira, 31 de julho de 2018

OLHÃO: OS PASSEIOS DE GEMINAÇÃO!

Está publicado no site da Câmara Municipal de Olhão e foi noticia reproduzida pela comunicação social regional, a presença de uma delegação de Agadir, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2499-comitiva-da-cidade-geminada-de-agadir-visita-concelho-de-olhao.
Mais importante do que aquilo que aqui se diz, é o que se omite, porquanto o presidente da câmara, na semana anterior teria visitado Marrocos, não se sabe se a expensas suas ou do município.
Como se diz e bem na peça escrita, as duas cidades já estão geminadas há mais de trinta anos, sem que daí tenha resultado o quer que fosse, com excepção para a criação da Praceta de Agadir.
Entretanto, o actual presidente da câmara, tratou de avançar para a geminação de Olhão com a Ilha de Moçambique e noutra ocasião com a cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Promover geminações entre cidades até faria sentido se lhes fosse dada alguma utilidade, algum efeito prático, mas tal não tem acontecido. Pelo contrario o que temos assistido é ao gastar os poucos dinheiros públicos de um autarquia nos limites do endividamento sem qualquer retorno, seja ele de índole cultural, desportiva, social ou económica. Zero, é o resultado destas geminações!
Mas pelos vistos, também não é isso que importa, mas antes passear à custa dos otários que pagam taxas e impostos municipais para que o presidente e as suas comitivas se divirtam à grande e à francesa.
"No último dia, e na presença do embaixador de Marrocos, ambos os autarcas assinaram um acordo comum, que estabelece objetivos a curto e médio prazo, que passam pela valorização das boas relações entre os dois povos amigos, consubstanciada num “quadro de permuta entre as duas cidades nos campos cultural, desportivo e outros, bem como através da organização de visitas mútuas entre todos os elementos das duas cidades e os seus funcionários eleitos nos campos do turismo, pesca, agricultura e outros”. O documento prevê, ainda, a criação de comissões mistas de funcionários, eleitos e do quadro, das duas cidades, que serão responsáveis pela coordenação e desenvolvimento destes programas de intercâmbio."

Acima reproduzimos excerto do texto publicado no site da autarquia onde se dá conta de um plano de passeios entre as duas cidades, chamados de "visitas mutuas", e o dinheiro dos munícipes a voar dos bolsos destes para alimentar as passeatas do presidente e dos "eleitos".
Se a moda pega, e se tratam de organizar o mesmo tipo de "visitas mutuas" entre Olhão e a Ilha de Moçambique, ou a cidade do Rio de Janeiro, então a Câmara Municipal de Olhão bem pode alienar património porque os bolsos dos olhanenses, há muito que estão vazios.
Curiosamente, a grande maioria das pessoas não se apercebe destas passeatas e muito menos dos custos e da forma como são pagos, de tal forma que ninguém se manifestou a favor ou contra. Ou seja, as pessoas aceitam tudo isto com naturalidade como se fosse normal a forma indecorosa como se gastam os dinheiros públicos.

Sem comentários: