terça-feira, 14 de julho de 2020

ILHA DA ARMONA: QUE TAXAS?

Nos últimos dias os proprietários de casas na Ilha da Armona têm vindo a manifestar-se contra as novas taxas que a Câmara Municipal de Olhão pretende cobrar.
As taxas foram aprovadas ao abrigo de um Regulamento que foi submetido a discussão (pouco) publica, na qual as pessoas poderiam e deveriam ter participado, embora saibamos que este tipo de discussões não levam a lado algum. Até porque o Poder local não fornece a informação necessária e atempada para que as pessoas participem.
Para alem do grande agravamento das taxas, há ainda que ter em conta a discriminação por concelho de residência de alguns dos proprietários. Assim, aqueles que não forem residentes no concelho de Olhão pagarão o dobro dos residentes. Isto é um acto discriminatório e mui duvidosa legalidade.
Curioso é verificar que depois de aprovado e desaprovado o PIR da Armona elaborado pela POLIS da Ria Formosa, com demolições previstas, venha a câmara municipal aprovar um regulamento que agrava substancialmente as taxas a cobrar.
Isto porque a câmara corre o risco de perder a concessão da Ilha se não fizer a rede de saneamento e a melhor maneira de o conseguir sem afectar os cofres da autarquia, é agravar as taxas e pôr os proprietários a pagar a construção da rede publica que como tal é da responsabilidade da autarquia. Os proprietários apenas têm de trazer os esgotos até meio metro da porta e a mais não estão obrigados.  
Entretanto os dias vão-se passando e o novo PIR a ser aprovado pelo ministério continua fechado a sete chaves para não haver hipótese de fuga de informação. As plantas estão feitas mas escondidas!
Numa altura em que se preveem demolições não será descabido cobrar as taxas a pessoas que vão perder as suas casas? Porque não informam essas pessoas sobre o futuro das suas casas?
Obviamente que a câmara vai apresentar um plano, "oferecendo" a essas pessoas a possibilidade de deslocalizarem as casas para lotes que a autarquia tem disponível, outra situação que não se compreende, já que se existiam tais lotes eles deveriam ter sido postos a concurso abrindo prtas a novos concessionários?
E quem vai pagar a deslocalização? Os proprietários, quando muitos deles estão completamente descapitalizados? Não será isso o mesmo que os expulsar da Ilha?
Por outro lado vemos algumas pessoas, movidas por interesses ocultos, vir argumentar com o aluguer de casas que não pagariam impostos. Sobre isto temos a dizer que uma coisa são as taxas de ocupação do espaço, e essas são da responsabilidade da autarquia e outra os impostos sobre o rendimento proveniente do aluguer que é da responsabilidade da Autoridade Tributaria, que tal como na terra, não fiscaliza os rendimentos provenientes do aluguer de habitações, deixando ao critério dos senhorios a respectiva declaração. A fuga aos impostos não pode servir de argumento para o que se passa na Armona!
Certo é que os proprietários de casa da Armona estão, e justamente em alvoroço, com as taxas que a câmara entendeu cobrar e vão avançar para Tribunal, alegando ilegalidades varias do Regulamento.
E nisto só temos que estar solidários com eles, sejam de Olhão ou de fora do concelho! 

5 comentários:

Anónimo disse...

Solidarios. Qyerem umacasa de ferias e alugar no verao paguem. E se eu fosse a cmo colocava no regulamento que o aluguer ilegal dava direito a perder a concessao. Pois nao vou ser eu a pagar a obra do saneamento da casa de ferias dessa canalha. Querem luxos paguem

Joao Gomes disse...

Antonio Terramoto , não entendo como permites comentários anónimos aqui no Olhão Livre....eu tenho casa na Ilha da Armona ,herdada de meus pais João Assunção Quinta Gomes e Arlete Manita da Cruz ,e como mais velho de 4 irmãos fiquei responsável por ela.2 irmãos ,eu e Luís Filipe Quinta Gomes não vivemos em Olhão ,mas os outros dois irmão , Fernando José da Cruz Quinta Gomes e Francisco da Cruz Quinta Gomes vivem na terra.Mesmo assim a nossa taxa que era de 852,51 euros passou a 1.677,20 ....
João Manuel da Cruz Quinta Gomes

Anónimo disse...

Se voce acha que uma casa de ferias numa magnifica ilha no PNRF por 1677.20.euros ano é caro entao me Venda a casa. E se sao 4 proprietarios ainda mais em conta fica voces deviam era ter vergonha de reclamar a Camara devia era pegar no orcamento do saneamento e dividir por voces. Sempre fui de acordo do principio do utilizador pagador nao vai ser o povo de olhao a pagar o IMI para colocarem esgotos na sua casa de ferias.

Anónimo disse...

João Manuel da Cruz Quinta Gomes ainda para mais os Srs alugam a casa.
Os 150€ que a sua irmã aluga por noite, pagam bem os 1677,20€

A sua casa bem em frente ao parque infantil tem uma area generosa e depois das remodelações ainda ficou melhor.
Não se preocupe que com o dinheiro que fazem a alugar fica paga.

Unknown disse...

O pelintra do primeiro comentario, burro de seu nome e Zé ninguem na vida, até baba com tanta inveja se queres ter casa na ilha trabalha em vez de passares o dia no café, falhado que és.