sexta-feira, 10 de julho de 2020

OLHÃO: PROVINCIANISMO EM CAMPANHA ELEITORAL

Não é de agora que a cidade e as nossas ilhas são visitadas por artistas, atletas ou outras figuras mediáticas, mas nunca foram objecto de tamanha propaganda.
Nada temos contra as figuras mediáticas que ultimamente têm visitada a cidade e menos ainda contra os fãs que procuram um autografo ou uma foto na companhia deles. Tudo isso é normal.
Ainda que alguns acreditem que se trata de simples visitas de admiradores das qualidades da cidade ou das ilhas, e desconhecendo-se as razões que aqui os trouxeram, não deixa de ser estranho que seja o Município de Olhão a anunciar a presença deles, fazendo disso propaganda, quando ela deve ser feita sim mas quando cá vêm fazer os seus espectaculos.
Fora desse contexto, a actuação da autarquia é reveladora de um certo provincianismo eleitoral para o qual estas figuras servem para dar visibilidade a quem as divulga, neste caso a Câmara Municipal de Olhão.
Que um qualquer olhanense divulgue e dê enfase ao assunto será natural mas vindo da parte da autarquia não é inocente. Particularmente num momento em que há forte contestação dos proprietários de casas por causa das elevadas taxas de ocupação dos espaços, mas também pelo espectro das demolições que pairam sobre muitas casas; quando muitos munícipes se queixam da roubalheira na factura da agua; quando são divulgadas imagens de enormes bandos de baratas num bairro habitacional.
É neste contexto que surgem tais figuras, desviando as atenções do essencial que são as precárias condições de vida das pessoas do concelho de Olhão, a braços com uma pandemia, com cortes nos salários e outros enfrentando despedimentos.
Que os fãs batam palmas aos seus ídolos compreende-se, mas já não se compreende que a autarquia continue a promover ajuntamentos, que é o que pode originar a presença dos ilustres visitantes, depois de ter chamado irresponsáveis a jovens porque frequentaram uma festa. O Pina e o governo conseguem ser mais irresponsáveis que aqueles a quem apontam o dedo, promovendo, incentivando ajuntamentos em nome da economia.
Salve-se a economia mas mate-se quem trabalha! É a politica desta cambada. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Cada vez há mais pobreza, pedintes e criminalidade em Olhão.