sexta-feira, 31 de julho de 2020

OLHÃO: RESPONSABILIDADE OU IRRESPONSABILIDADE DA CÂMARA?

1 - Aquando da apresentação do plano de requalificação da Avenida 5 de Outubro colocou-se o problema do estacionamento e da circulação automóvel naquela artéria da cidade, porque se pretendia alargar os passeios por forma a que pessoas com mobilidade reduzida pudessem circular sem ter de ir para a estrada.
Desde logo ficou claro que o objectivo final era criar mais espaço para as esplanadas, havendo até quem defendesse que a Avenida passasse a ser apenas pedonal, não tendo em conta o normal funcionamento dos Mercados.
A verdade é que o estacionamento automóvel ali ficou reduzido com a sua eliminação no lado norte da avenida, o lado dos restaurantes.
Mas isso foi no passado e agora estamos numa nova fase, com o inicio das obras de requalificação da mesma, calendarizadas de forma a que a sua inauguração possa acontecer no próximo Verão, em período pré-eleitoral.
2 - Olhão tem muita falta de estacionamentos na baixa e o presidente da câmara parece andar um bocado desorientado com os calendários, promovendo obras num momento crucial para a actividade económica de que é exemplo a intervenção na Nacional 125 que poderia ter sido calendarizada para Março/Abril.
Agora decidiu cortar a circulação automóvel e o estacionamento na 5 de Outubro às sextas feiras e sábados à noite entre as 19:45 e a 01:30 da madrugada seguinte, como nos dá conta o site da autarquia em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2877-av-5-de-outubro-encerra-ao-transito-sextas-e-sabados-de-agosto, o que nos merece alguns comentários.
Em primeiro lugar não podemos esquecer que o presidente apelidou de irresponsáveis os primeiros de infectados em Olhão, porque haviam frequentado uma festa fora do concelho, e tudo aquilo que fizer ou disser daí para a frente deve ter em conta aquilo que disse antes. Também sabemos que o que hoje é verdade, amanhã é mentira. tal a qualidade da nossa classe politica. Dizer e desdizer!
Compreendemos que a actividade económica na baixa de Olhão esteja gravemente afectada pelo efeito da crise sanitária, levando os comerciantes da zona a aplaudir a nova acção do presidente, esquecendo o que daí poderá resultar para o futuro próximo.
Por um lado, o presidente esquece as recomendações da DGS de que os estabelecimentos devem encerrar às 23:00 horas, mal se percebendo o real objectivo de proibir a circulação e o estacionamento até às 01:30. Mas ele é que sabe!
Por outro, a imagem reproduzida na pagina da autarquia é um convite a ajuntamentos, como se de uma festa se tratasse, as tais festas que ele tanto escarneceu, numa altura em que aumentam o numero de casos de infectados no Algarve. Não faz mal! Salve-se a economia e matem-se as pessoas!
Também sabemos como as pessoas são um bocado comodistas, procurando levar o carro o mais perto possível do seu ponto de destino, seja a casa ou o restaurante, bar ou café. Com as restrições à circulação automóvel e ao estacionamento, que quiser à baixa deverá guardar o carro no bolso. Só que quem nos visita depois de dar meia dúzia de voltas, é capaz de se ir embora, porque para comer qualquer outra paragem serve. Até porque, o peixe pode ser comprado em Olhão e cozinhado em Faro. Quem diz que não se come peixe fresco em Faro? Talvez o presidente!
E os residentes na avenida onde vão deixar o carro?
Será que os estabelecimentos vão mesmo beneficiar de uma tal medida? Ou esse beneficio virá do alargamento dos espaços das esplanadas?
A vingar a ideia, esperemos para ver o que nos sugere o futuro, uma Avenida 5 de Outubro pedonal, com os Mercados, a maior atracção turística da cidade, a definhar de dia para dia.
Os demais estabelecimentos de Olhão não sofrem com a crise, apenas os da 5 de Outubro, pelo menos é o sentimento que fica ao vermos que em relação ao resto da cidade e concelho não é tomada qualquer medida.
Batam palmas hoje e amanhã enxuguem as lagrimas!

Sem comentários: