terça-feira, 15 de junho de 2021

OLHÃO: O DIA DAS INAUGURAÇÕES

 Amanhã comemora-se o dia do levantamento popular dos olhanenses contra a ocupação das tropas francesas há 213 anos, com um aproveitamento mais que oportunista do poder local, já que vão muito para alem das cerimonias oficiais.
Como vivemos em tempo de pandemia e a dias do anuncio da data das eleições, há que aproveitar todas as oportunidades para levar a propaganda partidária até às pessoas ainda que sob o signo da autarquia. Desse modo, hoje e amanhã, as ruas do concelho vão ser percorridas por roadshow com muita musica, como se fosse isso que aligeirasse a miséria que reina no concelho.
Como não podia deixar de ser, uma visita às obras programadas para coincidir com a data mas que serão um importante contributo para a campanha eleitoral do partido no poder, particularmente a inauguração do jardim em Moncarapacho, um reduto da oposição que o Pina não tem conseguido conquistar, apostando numa guerra permanente com o autarca eleito para o lugar.
Não sabemos é se o painel electronico colocado na avenida com a propaganda do partido no poder, também será motivo de inauguração, já que constitui novidade nestas bandas, embora não deixe de ser um facto curioso. É que, o partido no poder tinha dificuldade em arranjar dinheiro para pagar a renda da sede e agora abunda o dinheiro para uma campanha eleitoral com custos elevadissimos.
Ainda que alguns poucos possam ofertar uns trocados mais avultados por serem admiradores confessos do actual presidente, que não por qualquer tipo de favorecimento, a lei de financiamento dos partidos estabelece limites. Não nos espantou a enorme quantidade de outdoors publicitarios da autarquia e das empresas municipais porque quem paga em ultima analise são os municipes, sendo que a maioria deles nem vota. Também não vamos acreditar que os contratos celebrados com as empresas publicitarias tenham sido sobrevalorizados por forma a que as mesmas empresas possam ceder gratuitamente alguns paineis.
Claro que vivemos no País do faz de conta e por isso ninguem investiga o quer que seja, mesmo que salte aos olhos de toda a gente. Nada melhor que este sistema, velho, podre, caduco e tresandando a corrupto.
É desta forma que se salvaguardam os principios da igualdade de oportunidades, de neutralidade e imparcialidade, previstos na Lei eleitoral? Não foi por acaso que a lei foi alterada por forma a reduzir o periodo entre a marcação da datas das eleições e o acto eleitoral, porque tal como estava, as actividades previstas não se poderiam realizar.
É o sistema que temos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro amanhã é vê-los a esbanjar sorrisos hipócritas mas de uma coisa é certa de Moncarapacho não levam nada!!!!