sábado, 19 de junho de 2021

OLHÃO: OPERADORES DOS MERCADOS À BEIRA DA REVOLTA

 Não é de admirar que algum dia se dê uma valente barracada entre os operadores dos Mercados de Olhão e a administração da mesma. As coisas levam o seu tempo a maturar mas chegam lá. 
Vem isto a propósito de um texto publicado nas redes sociais, que pode ser acompanhado em https://www.facebook.com/tania.graca.5/posts/4097043630339398. Dá para perceber que não se trata da posição de uma voz isolada já que é subscrita mais algumas, para alem dos comentários de outros tantos.
Não podemos deixar de recordar as palavras do presidente da câmara, na sessão levada a cabo no auditório  municipal no dia da cidade, a respeito de quem se pronunciou contra a forma como a administração dos Mercados os tem gerido durante as diversas fases da pandemia. Populistas, apelidava ele, num discurso populista.
Mais papista que o Papa a administração tem-se excedido na forma como gere os destinos dos Mercados indo ao contrário do que se faz noutras paragens ou grandes superficies; enquanto nos outros lados se pode ver tudo ao monte e fé em deus, sem mascara ou distanciamento, aqui num espaço tão amplo como o são os dois edificios, com quatro portas cada e ainda uns vidros que podem ser abertos, diz-se combater a pandemia contratando seguranças para impor as regras que entenderem. Uma ditadura!
O propalado consenso discursivo, só o é na retórica porque todas as decisões são impostas sem qualquer consulta ou estudo. A pandemia traz para a superficie a verdadeira vocação para os ditadores. Se procurassem o consenso, porque os operadores também não querem ser infectados, seria possivel os Mercados funcionarem sem as regras demasiado apertadas. Mas eles é que sabem!
Da falta de planeamento não falam eles; decidiram acabar com o estacionamento no lado norte da Avenida 5 de Outubro e nos largos históricos sem estudar uma alternativa; começaram as obras no jardim sem cuidar de criar as condições de acesso às bilheteiras, apenas resolvida debaixo do protesto de quem queria ir para as ilhas e tinha que aguardar na estrada; o famoso parque de estacionamento não aparece porque o seu planeamento foi muito tardio, sendo que esse é um grave inconveniente para uma grande superficie como o são os Mercados.
E para que não tenham duvidas quanto à falta de planeamento, um problema previsivel face à destruição de elevado numero de estacionamentos vêm agora adquirir  um sistema de controlo de circulação e estacionamento na area evolvente dos Mercados, como se pode ver em https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=1029177&ext=.pdf. Porque não sabemos o que vão fazer, mas porque já vai sendo habito, não será a melhor coisa para os operadores e utentes dos Mercados.
Infelizmente os operadores têm lutado sozinhos quando o problema dos Mercados não é apenas deles mas de toda a população que deles se serve, quem embora alguns, poucos diga-se, lhes tenham manifestado o seu apoio, a verdade é que se todos os utentes o fizessem, já administração teria sido mudada.
Mas também pode acontecer que em Outubro sofram uma dissabor!

Sem comentários: