sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lendas de Olhão, que são areia prós nossos olhos!

A lenda da Floripes e os consensos

Foto


Se os leitores do Jornal Barlavento fossem todos de Olhão escusar-me-ia de, ainda que em breves linhas, explicar o que significa a lenda da Floripes ou do Menino dos Olhos Grandes cujas, mensagens são semelhantes, mas, como felizmente, o semanário em causa estende o seu raio de ação de leitura a todo o Algarve e não só, explicarei em curtas palavras as lendas em causa.
Quer a Floripes quer o Menino dos Olhos Grandes eram figuras do imaginário olhanense que, de madrugada, ainda escuro, atraiam os pescadores que iam para o mar, para que estes os acompanhassem a pé, mar a dentro, com a promessa de melhores dias.


A lenga-lenga encantatória fazia com que a vítima se deixasse levar mar a dentro até que perdia o controlo dos movimentos, «perdia o pé», diz-se em Olhão, e acabava por morrer afogada, sem nunca realizar o sonho de um futuro risonho ou, pelo menos, com menos sacrifícios.

Ora, vem isto a propósito dos intensos convites dos partidos da maioria e também do Senhor Presidente da República para que o Partido Socialista se deixe «arrastar para a fundura» e acredite nas ladainhas encantatórias da direita, que até há bem pouco tempo (antes de falharem todos as previsões e do chumbo do Tribunal Constitucional) se mostrava arrogante e senhora única da verdade absoluta.

Espero que o PS não se deixe ludibriar por estas Floripes e estes Meninos de Olhos Grandes, mas que se mantenha firme nos seus ideais e nos princípios de abril.

Gerar consenso é perfeitamente saudável em democracia, faz parte da dinâmica política, mas, primeiro, é preciso ter um mínimo de confiança nos interlocutores, isto é, perceber se estes têm realmente vontade de mudar.

Depois é preciso encontrar esse consenso à volta de um programa de Governo que nos governe e que não seja a cartilha, já utilizada noutras paragens com resultados negativos, de um grupo de funcionários ao serviço da Floripes germânica e dos Meninos dos Olhos Grandes da Troika.

Caminhar para consenso programático que nos tirem deste atoleiro sim, consensos encantatórios para nos levar para a fundura, não!


*Cidadão Algarvio
8 de Junho de 2013 | 09:35
António Pina*

Nota do Olhão Livre: O que será que o Cidadão Algarvio António Pina(O Velho),um ex.quase tudo na politica regional, e pai  do candidato do PS  à CMOlhao, Antonio Pina (Junior) , pensa sobre as doutas declarações do filho neste vídeo já aqui denunciado pelo Olhão Livre? 
É que as declarações do filho não reflectem em nada os graves problemas que os cidadãos de Olhão se debatem num concelho cada vez com mais desemprego,hoje em Olhão os funcionários da Moviflor mais de uma centena, fizeram ontem  greve, pois a Moviflor em Olhão em breve  fechar, e aumentar assim de uma assentada,o desemprego em Olhão em mais de 100 pessoas.
Entretanto a CMOlhão ,com uma população cada vez mais faminta, teima em gastar uma fortuna em estátuas da Floripes e do Menino dos Olhos Grandes(deve ser inspiração paternal), em vez de acabar com os esgotos Tóxicos sem qualquer tratamento, que a CMO verte diariamente na Ria Formosa ,e que  impede que os viveiristas mariscadores e pescadores, de governarem a vida honestamente, como desde há séculos faziam,  as suas gerações de antepassados, sem nuca terem de precisar lições  dos estrangeiros que o seu filho, quer que venham,  investir na Ria Formosa , como se pode ver nas vergonhosas declarações do seu herdeiro ,candidato ,ao  único lugar que o Cidadão Algarvio António Pina(talvez por na época não conhecesse a Bruxa Maya) ,não conseguiu: Ser presidente da Olhão.
Pena que não tenha ensinado ao filho o que é o socialismo, e o que defende essa ideologia., deve sera defesa dos  mais fracos e não dos grupos poderosos,e de amigos, que o seu filho tanto defende como se pode ouvir no dito vídeo da Confraria dos Cavalheiros da Tabua quadrada. 
Afirma o filho do Cidadão Algarvio  candidato à CMOlhão, que: "Está orgulhoso no passado e confiante no futuro"
Orgulho no passado???? Com Olhão, a ter uma das mais altas taxas de desemprego,do Algarve, com quase 3500 desempregados,Nº oficiais,e a maior parte deles, a já nem receberem o subsidio de desemprego.
Ou será orgulho de ser o concelho no Algarve,  com maior Nº de rendimentos mínimos e de reinserção social?
Orgulho de Olhão ser o concelho do Algarve com o maior Nº de abandonos escolares?
Orgulho de Olhão ser o concelho onde se registou o maior Nº de cortes de agua ,devido ás pessoas não suportarem ,os sucessivos aumentos da factura da agua e das respectivas taxas, que origina importâncias desmesuradas,a que quem está desempregado,e ao não poder pagar esse roubo,se vê privada de agua, um bem natural de 1ª necessidade que a ambiOlhão, corta, aos cidadãos que se atrasem,no pagamento, a factura mensal da agua?
Confiante no futuro ???Quando a CMOlhão,  deve mais de 60 milhões de €? Não foi a CMOlhão, que teve de aderir ao PAEL, por ter dividas acumuladas muitas delas com mais de 10 anos de atraso? E que por a CMO ter aderido ao PAEL, os cidadão de Olhão proprietários de habitações, são obrigados a pagar a taxa máxima de IMI, ou seja paga-se por habitações em Olhão, uma taxa igual às luxuosas mansões de  Vilamoura Ancão ou Quinta do Lago,ou seja pagam alguns, pois o Hotel e os apartamentos do Real Marina na zona Ribeirinha de OLhão, paga a taxa mínima de IMI, será isso socialismo, onde os mais fracos pagam o máximo e os mais poderosos amigos do regime ditatorial em Olhão, pagam o mínimo?

A Floripes e o Menino dos Olhos Grandes foram  Lendas, do Passado, esse menino António Pina, não é uma lenda mas se for eleito, vai ser um grande susto para os cidadãos de Olhão, pois ao não ter dinheiro vai assim, que for eleito aumentar mais as taxas de agua e saneamento,para poder pagar os ordenados dos funcionários de uma autarquia que tem um dos maiores Nº de funcionários no Algarve.

A nossa Troica em Olhão chama-se PS partido há 39 anos no poder,que originou o desemprego e miséria que cada vez existe mais em Olhão, ao poluir a Ria, e a deixar cerca de 5 000 pessoas que dependem da Ria não na fundura, mas num  beco sem saída, pois a maioria já nem renovou,  as licenças dos viveirosque durante gerações e gerações alimentaram as suas famílias.
Os verdadeiros ideais de Abril de certeza não eram o de favorecer os mais poderosos em demérito dos mais fracos, que é o que acontece em Olhão há várias décadas de poder dito socialista, espero que esse encanto passe de vez,e que Olhão tenha gente há altura de acabar com a poluição na Ria, e que se volte a apostar não nos de fora, mas no povo que tem trabalhado toda a vida na Ria, e que conhece os problemas da Ria como as suas mãos.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

A nossa Troica em Olhão chama-se terramotos