domingo, 23 de junho de 2013

Marchas de S.João em Olhão,continua o despesismo de autarquia Falida!


S. João em Olhão, passado e presente!

Longe vai o tempo que os ditos Santos Populares tinham tradição em Olhão e em especial a noite de S. João.como pode ver carregando aqui no video do Cine 31
As ruas eram enfeitadas com papel de seda das mais variadas cores, ao gosto dos respectivos moradores que faziam chouriços de papel, milhares de triângulos foles e balões (balões,triângulos e foles, que se guardavam religiosamente de uns anos para os outros),   e um sem número de decorações, que a mestria dos artistas populares inventava tentando fazer melhor que as ruas vizinhas. Nas entradas dessas ruas havia sempre um painel decorativo alusivo a um determinado tema feita com inúmeras flores também de papel.
Depois era esperar pelo povo. Não era preciso gastar dinheiro em propaganda(nem contratar o Tony Carreiraou outro do genero há época), pois já se sabia que S. João era em Olhão ou no Porto. Vinha gente de todo o Algarve pois sabia-se que o cheiro a alecrim, rosmaninho e marcela espalhados pelas calçadas de pedra se iriam misturar com o cheiro da sardinha assada (regadas pelo bom vinho caseiro dos nossos vizinhos montanheiros). As pessoas calcorreavam as inúmeras ruas enfeitadas lendo as quadras populares que afixadas nas paredes e que se perderam com o tempo.
Haviam também os mastros populares mais destinados à música e às danças. Por toda a noite se cantava e dançava, havendo pelo meio deliciosos leilões de frango em que alguns populares se envolviam em disputas, chegando muitas vezes a pagar o preço de uma capoeira. O que interessava era derrotar os adversários e comer o frango assado.
Uma tradição que não podia faltar e que toda a gente fazia questão de cumprir, era saltar a fogueira (com os respectivos ditos “fogueira de S.João1”, “fogueira de S.João2”, “fogueira de S.João3”) alimentada até altas horas com lenha recolhida pelos moradores.
A festa continuava até à hora dos mais novos e dos veteranos irem até aos hortejos vizinhos em busca da deliciosa fruta, com a desculpa de se ir à cana verde.

Infelizmente destas tradições só existem placas nas entradas de algumas ruas com o ano em que venceram ou tiveram menção honrosa, pois era este o prémio para tão árduo trabalho (mas que era feito com o gosto de verem passar nas ruas os amigos que há muito não viam).
Post do Olhão Livre em 24 Junho de 2008

Como os leitores sabem a CMO decidiu de vez acabar com as festas tradicionais de S.João e dar fortunas para se fazer marchas pois a CMO dá entre 3000 a 4000e a cada marcha.pode ver aqui onde se gasta o dinheiro que não se tem
Pensávamos nós que em período iria haver uma contenção orçamental da vereação PS da CMOlhão, que por má gestão adestes  a CMOlhão,foi obrigada a aderir ao ao PAEL, e assim obrigar a  acabar com a freguesia da Fuzeta, dos proprietários serem obrigados a pagar a taxa máxima de IMI(paga-se em Olhão tanto de IMI como sepaga em Vilamoura Vale do Lobo e Quinta do Lago), Também os novos aumentos na factura da agua, que já aconteceu, e que em breve irá acontecer outra vez(estando esses aumentos no segredo dos comparsas do PS e do PSD na ambiOlhão), foi obra da CMO ter aderido ao PAEL, 
Pensavamos nós que este ano iria acontecer uma  contenção de despesas.....puro engano a CMO não pára de gastar dinheiro seja  em inaugurações de estátuas e de de placas de escolas a funcionar há anos mas inauguradas no ultimo dia de Olhão, e as festas,e o despesismo, não param por aqui, pois no  Jardim Pescador Olhanense ,há mais de um mês que as festas não param,o ultimo gasto foi o desfile das Marchas tradição imposta em Olhão pelo PS, que assim acabou de vez com os festejos populares do S.João, em OLhão.Estas festas e festarolas a juntar com a programação semanal( muitas dessas programações à Borla),  do Auditório Municipal, só tem um único sentido; Animar o povo para que se esqueça dos roubos que os vereadores do PS fazem, com o consentimento dos autarcas do PSD/CDS. Todos estes festejos no momento que a autarquia aderiu ao programa de contenção de despesas,por dever mais  deve mais de 60 milhões de € ,só pode ter um único objectivo,que é perpetuar o poder a todo o custo, para esconder todas os crimes aldrabices e trapalhadas que a CMO tem feito nestes últimos anos.
Uma coisa é certa, um pintassilgo soletrou-me ao ouvido, que pró ano a CMO já não vai dar dinheiro para as marchas ,pois o dinheiro há muito que não existe e só se realizam este ano,pois servem a campanha eleitoral do PS às mil maravilhas, pois cada sessão das marchas, dá para tirar uma montão de fotos com os autarcas do PS em peso nas fotos,encomendadas ao fotografo do regime a aos órgãos sociais locais,  que andam sôfregos de noticias que  sirvam, quem lhes paga.
Já agora lançamos um desafio a todos os candidatos, candidatos à Junta de freguesia de Olhão:Caso sejam eleitos vão ou não tentar reactivar os  festejos dos Santos Populares em Olhão, com as Ruas enfeitadas,e com os mastros populares?
Podem mandar as vossas ideias, que o Olhão Livre publica.

Sem comentários: