sábado, 4 de abril de 2015

Hojé é dia de Luta, em defesa da Ria Formosa! "Agua Mole Em Pedra Duta Tanto Dá Até Que Fura"!!

Porque hoje é dia de luta na Ria Formosa, em defesa da Ria Formosa,  e porque  desde a sua criação em  2008  que vários autores do Olhão Livre, tem participado na denuncia da poluição, existente na Ria Formosa, seja através de artigos no Olhão Livre com fotos como essa foto do colector de esgotos implantado no leito da Ria Formosa, na zona Ribeirinha da Fuzeta, em frente à antiga ETAR da Fuzeta que foi desactivada,em 2008 para dar lugar a 92 apartamento de luxo DELMAR Villaggeo  construídos em Dominio Publico Maritimo. Quando esse colector foi lá implantado era com a intenção da CMOlhão aterrar,  toda a zona em frente ao DELMAR ,  e só não a aterrou ainda, devido às denuncias do nosso blog
.
Um dos autores do Olhão Livre, que faz  parte do Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão" que em tempos foi um dos autores da queixa à União Europeia, contra o Estado Português por causa da poluição na Ria Formosa, em 2009,noticia que pode ler carregando aqui foi convidado a participar na manifestação ,estando presente na embarcação que transporta a comunicação social e as entidades convidadas.
Aquando da eleição fraudulenta da Ria Formosa com 7ª Maravilha da Natureza com o patrocínio do POLIs e da CMOLhão,nós no Olhão Livre alertamos toda a gente se uma maravilha da natureza podia haver continuamente crimes desta natureza,como pode ver carregando aqui
Por essas e muitas outras denuncias  fomos apelidados de terroristas, o que não nos fez abrandar as denuncias pois todas as entidades tentavam esconder,como diz o povo "água mole em pedra dura tanto dá até que fura", hoje as pessoas e muitos mais  mais órgão da comunicação social, sem ser os poucos que sempre estiveram presentes como é o caso do Publico ambiente, o programa Biosfera, e a SIC com o "Nós Por Cá".

Nos últimos anos a comunicação social estrangeiratambém  fez várias reportagens, a António Terramoto, um dos autores do Olhão Livre e membro do "Somos Olhão" sobre a poluição na Ria Formosa e sobre a construção desenfreado em Domínio Publico Marítimo nas Margens da Ria Formosa,que as entidades autorizam enquanto tentam desesperadamente correr com as pessoas da Ria Formosa.
Ontem o SOS Ria Formosa na sua página do f.b. fez um excelente artigo sobre a Ria Formosa que transcrevemos uma parte.

É isto que queremos para a Ria Formosa?

image
Afinal qual o estado em que está a Ria Formosa, 7 anos depois da criação da POLIS Ria Formosa? Vamos tentar fazer um ponto de situação…

A POLIS


A POLIS foi criada em 2008 com vista a concretizar o que estava delineado no POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira). É assim criada a Polis Litoral Ria Formosa Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa, S.A. cujo capital social é detido pelo Estado e pelos Municípios de Faro, Loulé, Tavira, e Olhão. Os termos mais usados são Renaturalização e Requalificação e as demolições previstas encaixam nestes termos muito bonitos para inglês ver.Para se ter uma ideia do lindo serviço que esta sociedade anónima tem feito com os nossos impostos na Ria Formosa, podemos começar pela análise e levantamento das situações no terreno que foi feita pela famosa Parque Expo e pelos seus técnicos que ainda hoje lá andam, que não têm conhecimento da realidade do território, da realidade dos núcleos populacionais e da situação especifica destas ilhas barreira.
Como prova damos apenas este pequeno exemplo: aquando da primeira visita à Ilha do Farol, qual não foi o espanto quando se percebeu que o Farol so Cabo de Santa Maria, estava marcado para ser demolido nos planos da Polis. Penso que não é preciso dizer mais nada sobre esta sociedade e sobre todo este processo absolutamente inacreditável. Houve alguma coisa que se aproveitasse nestes anos todos de Polis? Talvez os novos cais de embarque e pouco mais. O que ficou por fazer? Tudo o resto, menos as demolições, porque á pressa e já sem mandato elas lá continuam.

POLUIÇÃO

image
Nem sei por onde começar, são tantos os exemplos de descargas para dentro da Ria, quer em Faro quer em Olhão, que se torna difícil iniciar este tópico. As etares estão saturadas e já não conseguem executar o processo para que foram construídas, limitando-se de um modo geral a filtrar o veneno, com resultados pouco satisfatórios.
Como vêm pela foto é uma situação calamitosa e que tem repercussões em toda a Ria, especialmente para quem é obrigado a interromper a sua actividade profissional, ligada à Ria, como mariscadores e viveiristas devido às toxinas venenosas libertadas para a Ria e que tornam a apanha do que quer que seja impraticável, colocando em risco a saúde humana.

Sem comentários: