quarta-feira, 22 de abril de 2015

Milagre na Ria Formosa! Quem seria o Santo que fez a nova classificação dos viveiros sem acabar com o veneno para as Aguas de Producção de Bivalves?

O milagre aconteceu  e de um momento para o outro, e  hoje foi  publicado o  Despacho n.º 4022/2015, do Ministério da Agricultura e do Mar - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. , que anuncia o milagre, de todas as zonas de viveiros de bivalves em Olhão, passarem da classe B, com a exepcção da Zona denominada Olhão1, situada entre a Ribeira da Agua Quente e o Alto da Farroba, zona essa que continua em Classe C, ou seja tal é o Nº de coliformes fecais que existe na agua naquela  Zona que os bivalves não se podem comer nem passando pela depuradora.O curioso é que é nessa zona que o Polis está a gastar uma pequena fortuna, não em acabar coma Poluição mas sim em fazer o que eles dizem ser a renaturalização da Praia do Cavacos,como se a Praia dos Cavacos alguma vez na vida tivesse um  parque de estacionamento para automóveis como o Polis está a construir junto com passadiço de plástico. de plástico,e como não podai deixar de ser um apoio de Praia.par ser concessionado a algum amigo do poder, pois não se viu,nos jornais locais, o edital, com  a publicitação do concurso para essa apoio de Praia.
Ou seja a agua nos Cavacos,  tem coliformes em demasia para se produzirem bivalves, mas está boa para as pessoas irem a banhos.

O  governo  conseguiu fazer essa nova classificação, sem colocar  fim a  um só dos muitos  esgotos tóxicos, situados no Concelho de Olhão, e que descarregam veneno  directamente para as Aguas de Produção de Bivalves, no Concelho de Olhão, como este já célebre esgoto do T em Olhão que aqui  mais uma vez, deixamos duas imagens.

Será  esse milagre obra do Ministro do mau Ambiente Jorge Moreira da Silva, na véspera  da tomada de posse pelo Polis das casas  ditas ilegais na Ilha do Farol para que se fale na nova classificação dos viveiros,e que a tentaiva da tomada de posse das casa a demolir,  tenha menos impacto,na comunicação social,  e para que ele possa vir aldrabar,  que o seu governo está a trabalhar para colocar fim à poluição na Ria Formosa?
Será que o Ministro comia umas amêijoas ou umas ostras cultivadas nas redondezas desses esgotos?
Como ele faz anos amanhã, que tal é mandarem-lhe uma encomenda de ostras amêijoas ou bergãos, recolhidas nessas redondezas.


 
Essa descarga de  veneno fica situado junto às bilheteiras dos Barcos da Carreira para as Ilhas da Armona Culatra e Farol esgoto esse que deixamos aqui duas fotos dos crimes que ali são cometidos diariamente e que continuam perante a passividade de TODAS as autoridades com responsabilidade na matéria de  saúde sanitária.Situa-se esse esgotos a 50 metros da Sede do IPMA em Olhão a 80 metros da Capitania do Porto de Olhão e na nova sede da Policia Marítima de Olhão. e a 10 metros da sede do SEPNA Brigada de ambiente da GNR. Estarão essas autoridades todas cegas ou tem ordem para fechar os olhos?




Também  as ETARs assassinas das Aguas do Algarve de Olhão Poente situada  a poucos metros dos viveiros de Bivalves em produção da Ilha da Lebre, e de salinas que produzem sal tradicional e flor de sal,  continua a verter veneno como se pode ver no foto.

 A ETAR de Faro nascente que vem descarregar na Garganta zona de viveiros do Concelho de Olhão continua a  descarregar veneno através das suas escorrência de esgotos mal tratados,a única coisa que fizeram,depois da mudança de classe dos viveiros em Olhão,  foi prometer uma ETAR nova agora até dizem que vai ser feita com dinheiro do Polis Ria Formosa,como se essa nova ETAR mais uma vez prometida não fosse de tratamento igual às que envenenam as aguas, onde se produz bivalves sal tradicional peixe, que nós consumimos todos os dias.

Todas as zonas são agora classe B,  à excepção de Olhão 1 compreendida entre a Ribeira de AGUA Quente e o Alto da Farroba, conforme já tinham-mos  aqui noticiado que iria acontecer.

Quem seria a Santinha ou o Santinho que tal milagre fez? Ou o milagre  foi encomendado pelos  políticos, que nada  fizeram  para acabar com a Poluição na Ria Formosa, e que durante  18 meses interditou que as pessoas trabalhassem nos seus viveiros que foram desclassificado?.
Assim se brinca com os profissionais da apanha e cultivo de bivalves na Ria Formosa,  e assim se brinca com a saude publica!
Até quando?

2 comentários:

Anónimo disse...

O Pina para esconder tudo isto anda a brincar as casinhas nas Ilhas se as ilhas em causa nem pertencem a Olhão, ou será para defender a casa do pai e do vice ou já anda a procura de votos.Ele devia era resolver os problemas da cidade que esta uma vergonha.

Anónimo disse...

Eles andam ai e são muitos. Isto é mais uma prova que a MAFIA está muito bem organizada. Um dia destes ainda morremos todos à fome. Tenham vergonha, cambada de oportunistas!