sábado, 22 de janeiro de 2022

OLHÃO: CÂMARA VAI DESCOBRIR ONDE PERDE AGUA NA REDE?

 

Para os nossos leitores que nos acompanham à mais tempo não será novidade aquilo que temos dito a propósito da rede de distribuição de agua, velha, obsoleta e degradada, com constantes roturas.
Claro que a autarquia e a sua empresa municipal, nunca apostaram na resolução do problema, chegando-se ao ponto do presidente declarar que tal custaria dinheiro que a autarquia não tinha. Mas eis que chegou a salvação, com a entrada de dinheiro fresco, oriundo da bazuca europeia, para fazer face às alterações climaticas e suas consequencias.
Para desfrutar dessa verbas, é necessário ter um estudo prévio que diga, onde, quando e como corrigir o problema. Nesse sentido, a Ambiolhão contratualizou com duas empresas a realização desses estudos, como se pode verificar na imagem acima. Mais vale tarde do que nunca!
É mais um processo semelhante ao da construção a custos controlados, onde também foi preciso apresentar uma candidatura acompanhada de um plano.
Pena é que as autoridades façam crer que as intervenções com recurso aos dinheiros da bazuca sejam feitas com dinheiro das autarquias, adulterando a verdade. Ainda que tenham algum mérito na  apresentação das candidaturas, seria mais coerente dizer a verdade, a origem dos dinheiros.
Quem gere os fundos para o combate às perdas de agua nas redes em baixa, é a AMAL, presidida pelo presidente da câmara de Olhão, e tem a designação da medida SM1, com uma dotação de 35 milhões, para as quais foram apresentadas candidaturas no montante de 19,6 milhões e que estão em avaliação, segundo as palavras do ministro do mau ambiente, Matos Fernandes eque podem ser lidas em https://postal.pt/politica/prr-autarcas-do-algarve-reunem-se-com-ministro-do-ambiente-para-saberem-o-ponto-de-situacao-dos-investimentos/.
Mau mesmo, seria o presidente da câmara não se candidatar a estes fundos, porque se trataria de uma oportunidade unica, já que a autarquia nunca mostrou disponibilidade para fazer esta obra.
Falta saber quando começam as obras se é que as fazem.

Sem comentários: