sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

OLHÃO: SOTAVENTO SERÁ PROVINCIA MARROQUINA?

 Por vezes alguns barcos de mouros chegam à costa algarvia com especial incidencia para o Sotavento. Tal não acontecerá por mero acaso, dado as ligações profundas que nos ligam e a forma como somos tratados pela classe politica nacional, regional e local.

Não sei nem me interessa saber se o ministro dito do (mau) ambiente é galego ou não mas pelas suas declarações não deve gostar da mourama da região. Isto porque em declaraçõies prestadas há uns meses atrás, o dito cujo, dizia que a agua era um bem economico e como tal tinhamos de pagar a agua mais cara.

Também não espanta tal discurso que vai na linha do que o presidente da câmara de Olhão e da AMAL defendia quanto ao preço da agua. A agua é um bem essencial indispensavel à vida a qual deveria ser encarada pelo impacto social e menos dos custos.

Vem sito a proposito de uma publicação do Algarve Primeiro, em https://www.algarveprimeiro.com/d/saiba-onde-e-mais-cara-a-fatura-da-agua-no-algarve-mapa-interativo-/42518-85?, fbclid=IwAR3XTtJ9WSolqNchRGNvjfXBAkRMcBcaTSwuSUni8RDF_f4uK6xJdZz9fkg, em que se dá a conhecer o preço da agua nos diversos concelhos algarvios através de um mapa interactivo da autoria da DECO.

Se analisarmos o que se passa nos diversos concelhos do Algarve, verificamos que a região está dividida  em dois blocos, o mais rico e turistico Barlavento e o mais pobre, o dos mouros Sotavento. O preço da agua no Barlavento é em regra mais baixo que no Sotavento com a unica excepção de Portimão.

Quando o ministro e o presidente da AMAL que fazem tanata quetão da dessalinização da agua do mar sem atender ao problema dos residuos dela resultantes e ainda entendem que o preço da agua tem de subir, por se tratar de um bem economico e nada social, percebe-se que afinal a diferença de valores entre o Barlavento e o Sotavento se vai acentuar.

Foi-nos atribuida a nacionalidade portuguesa e em prinicipio deveriamos ser tratados de igual forma mas se percebendo a diferença de tratamento. É que os custos do tratamento da agua da Bravura é o mesmo que o de Odeleite; os custos de distribuição são identicos. Então pergunta-se porque temos de pagar a diferença? Será por sermos mouros?

Sem comentários: