sábado, 15 de janeiro de 2022

OLHÃO: SOBE, SOBE...LIXO SOBE?

 A empresa municipal, presidida por António Pina, também presidente da câmara municipal de Olhão e da AMAL, enviou um memorandum para a empresa mãe, a Cãmara, onde propõe um aumento de 100% na tarifa de residuos solidos, segundo revelou o vereador eleito pelo PSD.

Nos ultimos anos, o presidente da câmara tem apostado em aumentos desmesurados das taxas municipais, começando desde logo pela ocupação dos lotes na Ilha da Armona, como também para a transmissão das casas. Chegou a vez dos residuos solidos! Resta saber se aquela proposta se refere à taxa fixa ou à variavel. É que a componente que mais dinheiro leva aos municipes na factura da agua, éprecisamente a dos residuos solidos.

Por mais explicações que deem, a recolha dos residuos para reciclagem é feita pela Algar, uma empresa intermunicipal, ficando o restante lixo domestico por conta da Ambiolhão.

Mas temos também que dizer que o lixo para reciclar funciona como matéria prima para ser transformado, como acontece com o papel, plastico ou metal, e ninguem sabe as contas da empresa intermunicipal, embora acreditemos que apresentam prejuizo, não pelos custos operacionais mas pelos encargos da gestão. Os administradores daquela coisa, coitados morrem de fome com os salarios que recebem!

Por outro lado, o restante lixo domestico, é composto por materia organica e podia ser transformado em adubo organico natural, através da vermicompostagem, em lugar de ser colocado em aterros que acabam por poluir as linhas de agua. A transformação em adubo organico de baixo valor seria uma ajuda para a agricultura e uma fonte de receita da empresa, sem necessidade de proceder ao tipo de aumentos que se preveem.

Pensar que ainda recentemente, o governo decidiu aumentar as reformas abaixo da taxa de inflacção, e verificar que estes senhores que se dizem socialistas ou social democratas, apostam numa aumento que vai penalizar quem já vai nu com os rendimentos que lhe proporcionam.

Fome e miséria é o que esta cambada tem para oferecer ao Povo. Não chegam os impostos senão até naquilo que é um serviço essencial cobrar taxas de luxo.

Vão à merda!

Sem comentários: