domingo, 29 de novembro de 2020

OLHÃO: MERCADO DE MONCARAPACHO NÃO SE REALIZA. PORQUÊ?

 Num momento em que o presidente da câmara municipal de Olhão vem dizer que se os jovens se portarem bem até podem ter uma passagem de ano, o mercado mensal de Moncarapacho não se pode realizar como se pode ver em https://tvi24.iol.pt/videos/sociedade/populacao-de-olhao-une-se-contra-o-fecho-de-mercado-mensal-de-moncarapacho/5fbfb1f90cf28e704d991566.
Todas as semanas se tem realizado o mercado de terrado nos Mercados de Olhão, ainda que condicionados por algumas medidas de protecção; excepto este fim de semana e por causa da previsão de chuva, não se realizou o mercadinho de artesanato na Avenida da Republica; em resumo, nada deixou de funcionar no concelho, embora alguns sectores tenham sido condicionados.
As grandes superficies, os centros comerciais, continuam a trabalhar apesar de estarem em recintos fechados. As obras e as fabricas continuam a trabalhar, muitas delas sem manter o distanciamento fisico.
Porque razão não se pode fazer o mercado mensal de Moncarapacho? Se mantiverem o distanciamento necessario, como o fazem noutras situações não se vê qualquer inconveniente.
Este tipo de mercados, tal como é dito na peça, dedica-se ao comercio de roupa e calçado, sendo o ganha-pão de muitas familias, e que se veem assim impossibilitados de ter um Natal mais alegre para alem de correrem o risco de ver os seus produtos transformados em monos, se não os conseguirem vender agora.
Quando o presidente da câmara vem antecipar a possibilidade de promover os normais ajuntamentos na celebração da passagem de ano em que não são cumpridas quaisquer medidas de protecção, não passa pela cabeça de ninguem impedir a realização do mercado de Moncarapacho, ao ar livre!
Contra a cultura do medo e da obediência cega às instruções mais que duvidosas de um governo desesperado, a professora doutora Raquel Varela tem vindo a procurar, argumentando, desmontar as teorias dominantes quanto à forma de combate à pandemia, como se pode ver em https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10218074350185366&id=1085430783, desta vez suportada pelas palavras de um especialista.  
Apesar de tudo indicar que a pandemia, no Algarve, está muito longe de estar controlada, ela não se deve tanto aos comportamentos de risco mas mais a outros factores que ajudam à propagação do virus.
Não será pelo mercado de Moncarapacho que os numeros de infectados vão aumentar. Então, faça-se o mercado!

Sem comentários: