terça-feira, 17 de novembro de 2020

OLHÃO: ONDE MORAM OS NUMEROS DO COVID?

 

Como é do conhecimento geral. os numeros da pandemia têm vindo a aumentar, com as entidades publicas a ela ligadas por força das funções omitirem os numeros reais de casos positivos, tornando mais dificil a informação às pessoas, num momento em que a qualidade dela deveria ser a melhor.
Exemplo disso, é a imagem que reproduzimos acima, e que no canto inferior direito se pode ver a data de 16/11/2020. Na imagem verificamos que em Olhão no dia 26/10, o numero de casos activos era de 100, ou seja, pela nova métrica de 240/100.000 habitantes, estariamos com 220/100.000, muito perto do numero que determina a aplicação das mediadas mais severas.
Convem esclarecer que a métrica de 240/100.000 habitantes determina que, no caso de Olhão, caso se atinjam os 108 casos activos, tendo por base uma população de 45.000 habitantes.
É por demais obvio que há a tentativa de esconder e manipular os numeros como forma de apresentar o concelho como sendo um concelho "verde" na pandemia.
Quando o presidente da câmara e da AMAL, lider da Protecção Civil distrital, não divulga os numeros de casos activos, está a enganar as pessoas. Claro que os seus apoiantes não gostam que se diga isso, procurando descredibilizar tudo quanto desmascare o discurso do artista. No entanto devemos dizer que o bom vigarista, só o consegue ser se for um individuo bem falante, bem arreado e bem montado; será que o nosso presidente se insere nessa grupo? É que se sim, estamos perante um grande vigarista politico!   
Vejamos, por outro lado, o que dizia a protecção civil distrital liderada pelo marmanjo no passado dia 13 em https://maisalgarve.pt/noticias/regionais/23260-cdpc-faro-ponto-de-situacao-no-algarve-13-novembro-2020

Ora nesse dia, o presidente Pina apontava um numero mais baixo quando na realidade e a fazer fé no mapa apresentado, Olhão tinha 83 casos activos, ou seja cerca de 184/100.000. Se isto não é manipulação grosseira dos numeros, o que é então?
Porque não diz o presidente qual o vereador que está infectado com o Covid? Porque se mente omitindo que o primeiro caso nas escolas aconteceu na Alberto Iria? Porque não se diz quantas turmas estão em confinamento'?
Embora não sejamos as pessoas mais indicadas para o afirmar,  temos conhecimento de um caso que consideramos de falso positivo, numa pessoa de 94 anos de idade, que quase todos os dias estava em contacto com a familia e que levou ao confinamento de todos que testaram negativo. O unico tratamento que fez foi um xarope para a tosse. E sobre os falsos positivos nada se diz apesar de um Tribunal Superior já ter levantado duvidas quanto à validade dos testes.
É neste contexto que entendemos ser da maxima importancia a divulgação do numero de casos activos e não da métrica utilizada porque já percebemos que a bota não bate com a perdigota. NUmeros a subir e em Olhão a descer? Só de Pina, mesmo!

Sem comentários: