domingo, 22 de novembro de 2020

OLHÃO: PREPARATIVOS PARA O DESMANTELAMENTO DO PORTO DE PESCA

 

Há bastante tempo que vimos denunciando o facto de o presidente da câmara, António Pina, pretender alterar o uso do Porto de Pesca para a nautica de recreio, mas quase todas, senão mesmo todas as associações ligadas à pesca se têm silenciado.
Desta vez, a autarquia olhanense encomendou um estudo de alternativas de reordenamento do Plano de Agua do Porto de Olhão, ou seja, um estudo para dizer que uma parte do Porto de Pesca pode e deve ser utilizado para fins diferentes daqueles que agora tem. Estamos a falar do lado poente e norte do Porto para o enquadrar na perspectiva turistica do nosso presidente.
Grão a grão a transformação do Porto de Pesca em Marina vai ganhando forma e é muito provavel que o futuro concessionario seja o mesmo do Porto de Recreio. Nada acontece por acaso, parecendo mais uma encomenda como aquela da alteração do Loteamento do Porto de Recreio.
Aos poucos as pequenas embarcações de pesca ou de actividades similares vai perdendo espaço, sendo que no futuro vão ter de pagar as mesmas taxas que são praticadas no Porto de Recreio, como se as pessoas estivessem a nadar em dinheiro. É preciso não esquecer que as embarcações de recreio têm uma utilização essencialmente sazonal enquanto as da pesca é diaria; as primeiras destinam-se ao lazer e as segundas a uma actividade produtiva. Importante é arranjar maneira de dar a ganhar a quem nunca soube o que foram as actividades tradicionais da Ria. Talvez se tenham limitado à venda de batata frita ou a alguns golpes de teatro!
Certo é que o estudo agora contratado visa, no essencial, o desmantelamento de parte do Porto de Pesca, perante o silencio cumplice de associações do sector e da população em geral.
No fundo todos se estão cagando para a pesca e afins e batem palmas à promoção turistica, mesmo perante uma situação em que se demonstra que é cada vez mais, necessario diversificar o tecido economico.
E para que não restem duvidas. o presidente da câmara vai manter o lugar cativo que tem com o "seu" armazem de ostras, do qual ninguem sabe quanto paga de renda.
Não têm mesmo vergonha nenhuma ao promover a liquidação do que resta do sector que deu origem à cidade.
Votem nestas merdas, outra vez!

Sem comentários: