sábado, 28 de novembro de 2020

OLHÃO:IDIOTICE E IRRESPONSABILIDADE

 Como não podia deixar de ser, os responsaveis pela protecção civil no concelho de Olhão, vieram prestar declarações sobre as inundações que afectaram não só a cidade mas todo o concelho. Acontece que algumas das declarações roçam a idiotice tal o teor delas.
Enquanto o presidente vai para as TVs dizer que as alterações climaticas chegaram a Olhão, sem dizer se vieram de comboio, avião ou barco, omite o que não tem feito, ou mal feito para combater as ditas alterações. 
Ainda recentemente conseguiu a alteração da delimitação das areas protegidas para permitir a edificabilidade, como se a protecção dos solos não fizessem parte do combate às alterações climaticas. É que isto de substituir arvores por betão, não será a melhor forma de combate.
Por outro lado, a autarquia de Olhão é a maior poluidora da Ria Formosa mas não entra no combate às alterações climaticas. O senhor Pina devia saber que toda a alteração da qualidade do ar, do solo ou das aguas contribui para aquelas alterações.
O que o dito cavalheiro não disse, é que há meia duzia de meses que mandou fazer a rede de esgotos na Freguesia de Moncarapacho e que com a inundação de quinta feira, houve casas que meteram agua pelos esgotos, quando era suposto que funcionassem em circuito fechado sem estarem sujeitas à intrusão por aguas pluviais. Podem ter entrado no sistema de esgotos pela má vedação das tampas dos colectores mas nada justifica o que se passou. E vá lá que em Moncarapacho não estão sujeitos às oscilações das marés!
Mais valia que ficasse calado.
Mas como a idiotice nunca vem só, alguem teve de vir em socorro do patrão, cabendo a tarefa ao comandante dos bombeiros, admitido sabe-se lá como. 
Como se pode ver em https://postal.pt/sociedade/2020-11-27-Tunel-de-Olhao-evita-que-aaguasiga-pelas-avenidas-algo-que-poderia-ser-dramatico, o comandante dos bombeiros descobriu que o tunel funciona como uma bacia de retenção. E não é que tem razão?
Este cavalheiro deve perceber tanto da poda que se vou obrigado a pedir socorro a outras corporações porque não dava conta do recado.
Aquilo que o comandante dos bombeiros, se fosse um comandante digno desse nome, deveria fazer era elaborar um relatorio apontando as causas e não as consequências. A impermeabilização dos solos, a eliminação das linhas de agua e dos leitos de cheia, estes sim a funcionar como caixas de retenção de aguas, é a principal causa das cheias na cidade embora outros elementos contribuam para isso, como seja o pouco diametro dos colectores de aguas pluviais.
O comandante dos bombeiros e o seu patrão deviam reflectir um pouco sobre esta materia. É que quando foi feita a rede separativa de aguas residuais domesticas das de aguas pluviais, o concelho tinha trinta mil habitantes e hoje tem mais cinquenta por cento, ou seja quarenta e cinco mil. Embora tivesse crescido um pouco por todo o lado, a freguesia que mais cresceu em termos demograficos, e de impermeabilização foi a de Quelfes, particularmente a norte de 125, onde nasciam as linhas de agua.
É bom lembrar que a actual Rua João Augusto Saias ainda que não fosse uma linha de agua funcionava como tal; a Rua Antonio Henrique Cabrita a mesma coisa, e desta seguia pela Rua Almirante Reis.
Em lugar de estarem a inventar desculpas, procurem alternativas aos leitos de cheia que aterraram e substituam os colectores por outros com um diametro maior. E para que não estejam sujeitos às oscilações das marés, que façam uma caixa receptora das aguas pluviais para a bombearem para o mar.
Custa dinheiro? Sim, mas os municipes pagam taxas e impostos para quê? 

2 comentários:

Atento disse...

Essa das alterações climáticas não lembra o diabo,será que estava no estado normal?
Será que o covid-19 não lhe minou o cérebro?Então há poucos dias queixava-se da falta de agua que tinham de fazer centrais de desalinização e agora que choveu dosi dias em Olhão as alterações climáticas é que tem culpa da impermeabilização das linhas de agua e do enchimento do leitos de cheia?
O aldrabão anda tão desorientado que em relação ao covid, diz agora, que se os jovens de portarem bem até ao natal podem vir a ter uma boa passagem de ano.

Anónimo disse...

Esposende teve 55.5 mm em duas horas e não teve qualquer registo de inundações na passada 3ª feira. Olhão registou 39.5 mm na passada 5ª feira e foi o caos aut~entico.