sábado, 3 de julho de 2021

OLHÃO: ABAIXO O FEDOR A PEIXE! DIZEM ELES

 Se alguem tem duvidas de que há anos que o desmantelamento da pesca em Olhão vem sendo feito aos poucos, de forma a que as pessoas não tenham a percepção disso, um episódio recente vem mostrar ao que anda a nossa classe politica.
Na segunda feira passada, porque a administração da Docapesca, à revelia dos seus trabalhadores, pescadores e compradores, decidiu que as vendas de pescado seriam feitas na parte da tarde, um decisão com largos meses, mas que agora é contestada.
E de tal forma foi, que cerca de 60% dos compradores abandonaram o leilão de peixe, deixando que os restantes oferecessem um preço baixo pelo peixe. Ao constatarem o oportunismo daqueles que furavam a contestação, logo se revoltaram o que levou o responsavel da Docapesca em Olhão a chamar a Policia Maritima.
O leilão acabou por ser anulado procedendo-se a outro com a presença de todos os compradores.
Aparentemente, tratou-se de um pequeno incidente para alguns que não querem perceber a teia que vão tecendo para acabar com a pesca, para que a cidade não cheire a peixe. Vejam as declarações de responsaveis politicos sobre os cheiros na cidade. Só o cheiro a merda junto ao Cais T não incomoda!
Toda a gente quer o peixe mais fresco possivel pelo que quanto mais cedo e depressa for vendido, mais fresco chega às bancas de venda. Peixe apanhado de noite ou pelo romper do dia tem de esperar pela tarde e pela subida das temperaturas para ser vendido, porquê?
O que leva a Docapesca a tomar um tal tipo de decisões em Olhão e não o faz nos restantes portos? Porque não reune com pescadores, armadores, compradores e procurar um consenso quanto à melhor hora para proceder ao leilão do peixe, um produto bastante perecivel?
Por mais que discordem das nossas opiniões, não deixaremos passar em claro as manobras que visam destruir a identidade do Povo de Olhão. algo que tem vindo a ser trabalhado com alguma intensidade nos ultimos vinte anos.
A Docapesca é uma empresa publica, dependendo do Estado e do partido que o governa, devendo-lhe obediência. Quando a aposta do governo e dos seus cumplices é quase exclusiva no turismo, todos os sectores que, nao pinião deles, possam de alguma forma serem incompativeis com os padrões de desenvolvimento por les padronizado, então há que jogar de recursos administrativos para lhes por termo. Esse é o papel da Docapesca em Olhão!
O cheiro do peixesó não afugenta o turista no prato! E quem o apanha?

2 comentários:

Anónimo disse...

Há já anos que penso neste tema sobre a nossa terra, Olhão. A Lota,sempre expeculativa..., coisas dos mercados...conhecidos~~~uiui...A deriva da pesca de cerco para Quarteira, os custos de combustível de 1 hora e meia para entrar/sair/entrar... na Barra, a frota iria derivou para Quarteira, no centro dos consumidores... A Culatra poderá ser o novo nucleo residencial na residencias mas seria um sonho... impossível neste País.~~~Mas tal está acontecendo...... Vender o pescado na tarde.. ahahah !!!!!! Acompanhemos então o social e o FUTURO. !!! Uma Marina na Doca..se bem projectada, será uma riqueza social, incrível... Tal como aconteceu no Mediterrâneo... Com os meus 78 anos..penso em vós Amigos !! Vocês sabem Abrz. !!

marceano disse...

sÓ PARA CHECAR SE..PULICARAM.. UM SERVIÇO A DESLIGAR.. !!