domingo, 4 de julho de 2021

OLHÃO: MEDO, MEDO E MAIS MEDO, É O QUE NOS TENTAM INCUTIR

Durante a semana que terminou, foi noticiado que 23% das pessoas convidadas por SMS para serem vacinadas contra a Covid não responderam, conforme se pode ver em https://www.facebook.com/groups/2570365786515151/permalink/2862970697254657/.
Ainda que seja extemporâneo fazer uma afirmação, a verdade é que as pessoas desconfiam da eficacia das vacinas, porque já perceberam que ela não garante a dita imunidade nem a transmissão do virus. Pessoas que foram infectadas e que depois de tratadas seria suposto, a fazer fé nas declarações dos responsaveis, estarem imunizadas mas que voltaram a ser infectadas; pessoas que receberam a vacina e mesmo assim foram infectadas.
Por outro lado, as mutações do virus colocam em causa também a eficacia das vacinas. É que à semelhança do que se passa com o virus da gripe, que todos os anos é de uma estirpe diferente, pelo que o combate a este SARCOV 2 não deverá ser muito diferente. O futuro o dirá!
A forma como as entidades responsaveis apresentam os numeros da doença, é de molde a incutir o medo e terror nas pessoas, servindo melhor objectivos politicos do que sanitários.
Segundo o Região Sul, em https://regiao-sul.pt/2021/07/02/saude/covid-19-rt-e-incidencia-sobem-213-novos-casos-no-algarve/544509, que reporta os numeros fornecidos pela DGS, no dia 2 haviam 35.855 doentes mas só 532 estavam hospitalizados, ou seja 1,5%. Ainda que seja preocupante, o empolamento destes numeros cai que nem uma luva para a aplicação de restrições e direitos sociais, talvez o verdadeiro objectivo. Não há doenças boas, todas são ruins, sendo algumas piores que outras!
Mas não se ficam por aí os numeros da desgraça. É que já tivemos 884.442 pessoas infectadas, das quais 831.479 recuperaram e temos os tais 35.855 em recuperação. Afinal a taxa de recuperação é bem alta e não só é melhor porque os numeros foram trabalhados nesse sentido, atribuindo a morte de mais de 17.000 pessoas devido ao Covid, quando a mesmo DGS comunicou ao Tribunal Administrativo de Lisboa que no periodo compreendido entre 1 de Janeiro de 2020 e 18 de Abril de 2021 teriam morrido por Covid 152, conforme as certidões de óbito emitidas pelo IML.
Aproveitar a morte de pessoas com morbilidades associadas para as apresentar como sendo causadas pelo Covid. Não dizem é quantas pessoas morreram por falta de assistência por não terem consultas, consultas adiadas, cirurgias adiadas mesmo em oncologia para não falar de outras, deixando as doenças seguirem o seu percurso até não haver solução.
As pessoas devem tentar perceber que a virologia, a ciência que estuda os virus, é de grande interesse militar, politico e económico, dependendo apenas dos objectivos previamente definidos. Fazer uma bomba, não com efeitos destruidores mas de propagação de virus, não será assim tão dificil e menos ainda se for utilizado algo que se transmita pelo ar, como é o SARCOV 2. 
Tambem devemos ter em conta que uma bomba desta natureza pode ser feita num local  e ser largada noutra onde a cadeia de transmissão seja mais facil, devido à aglomeração de pessoas.

Sem comentários: