sábado, 24 de julho de 2021

OLHÃO: OS PATINHOS DO PINA

 Depois de tantos anos a chamar ao Jardim de Patrão Joaquim Lopes, verificamos que afinal estávamos errados, porque de acordo com a câmara municipal de Olhão, ele chama-se efectivamente Jardim dos Patinhos.

Também não espanta que assim seja já que o nosso amigo na presidência da autarquia apenas se serve das homenagens quando elas o ajudam a promover a sua imagem. Homenagem às operárias conserveiras com direito a estatua, despois de ter dito que cheiravam a peixe; homenagem aos pescadores quando tudo faz para acabar com a pesca; homenagem aos aquacultores quando polue a maior zona de produção de bivalves; estatua do cavalo marinho quando nada faz para o proteger nomeadamente, elaborando um plano de erradicação da caulerpa; homenagens  e mais homenagens, e depois?

Com o avançar das obras de requalificação dos jardins na 5 de Outubro, pensávamos que até o monumento aoPatrão Joaquim Lopes seria beneficiado, mas nunca pensámos que depois de destruir o tanque dos patinhos, os fosse recuperar para fazer a guarda de honra ao heroi que merecia melhor tratamento por parte dos nossos politicos.

Não será demais lembrar que o edificio Ondas e o Parque do Levante têm bombas a esgotar agua 24 horas por dia, desperdiçando-a, quando podiam, a custo zero, manter o tanque os patinhos (vivos) a funcionar.

Ou será antes a derradeira homenagem aos patinhos desaparecidos do Jardim?


Como se pode ver na imagem acima, a câmara adquiriu, não uma, mas nove, obras de arte em bronze, nove patinhos, não para o Jardim Patrão Joaquim Lopes mas para o Jardim dos Patinhos.

É o romantismo do Estado novo a ser substituido pelo do Pina, que já vai com mais estatuas e estatuetas no concelho do que aquela que foram feitas no regime anterior. Que mais irá inventar?

1 comentário:

Anónimo disse...

Será normal gozar com as pessoas dessa maneira, roubar o nome do Jardim Patrão Joaquim Lopes para lhe chamar jardim dos patinhos? Será que não conhece quem foi o Patrão Joaquim Lopes?