sexta-feira, 30 de julho de 2021

OLHÃO: CALDEIRADA DUVIDOSA. O PEIXE JÁ DEVE ESTAR ESTRAGADO!

 1 - Ninguem melhor que o conjunto de especialistas de publicidade e marketing contratados pela câmara municipal de Olhão, mas que na prática estão ao serviço do Pina, para perceber a importância da comunicação.
E é tão simples. Se as empresas gastam e a comunicação social cobra milhões pela publicidade que fazem a um detergente, é pela capacidade que aquela comunicação tem para influenciar as pessoas, alterando-lhes a maneira de pensar e agir, moldando-as para aceitarem a nova versão.
Só quem parece não compreender a importância da comunicação são precisamente aqueles que mais dela precisam, a oposição, porque no fundo estão todos de acordo com o poder, apenas havendo duvidas quanto à reparticção do bolo, se a houver!
Se não fosse assim, toda a oposição, cada um por si, trataria de denunciar as peripécias do poder, algumas tão duvidosas que roçam o crime.
2 - Como se lembram, há uns meses atrás dos muitos outdwors espalhados pela cidade, dois diziam " Aqui Vai Nascer Um Parque Infantil", umpara a Quinta das Flores e outro na Urbanização Maria Teresa LopesViegas.
Para tal, a cãmara municipal de Olhão assinava um contrato, no dia 26/10/2020, no montante de 136.457,30 euros, resultado do concurso publico efectuado para o efeito.
Obviamente que os trabalhos a efectuar foram  previamente definidos e do conhecimento de quem os iria executar.

Esta importante obra, estruturante para o concelho, esteve prevista a sua inauguração para as comemorações do dia da cidade, 16 de Junho, mas não o foram, vá-se lá saber o porquê. E assim o Parque continua sem utilização e com alguns dos brinquedos ainda cobertos de plastico, a aguardar uma nova data para inauguração, talvez mais perto das eleições. A justificação será da necessidade de adaptações, não previstas porque o projecto de concepção não seria o melhor. Mas será mesmo isso?

Como sedisse atrás, comemorou-se o dia da cidade, 16 de Junho, sem estas inaugurações mas dias depois, a 28 de Junho era celebrado novo contrato, no montante de 14.750,03 euros, com um prazo de execução de quinze dias, conforme se pode na imagem.
Acontece que todos os dias passamos por aquela urbanização e não se vê nenhuma alteração, apesar de já ter passado mais de um mês. Talvez se tenham esquecido de comprar o brinquedo.
3 - Tendo em conta a falta de transparência reinante na gestão autarquica, o "incumprimento" destes contratos são propicios ao levantamento de muitas duvidas. A primeira questão prende-se desde logo com a necessidade da adaptação e porque não foi pensada antes?
A segunda questão é a de saber se o contrato vai ou não ser cumprido? Já terá sido pago, ainda que incumprido?
Pina e companhia devem vir explicar, também na comunicação social, o imbroglio deste contrato tão escuro quanto temsido a gestão da autarquia.
4 - A oposição tem a obrigação de contribuir para o esclarecimento da população sob pena de não conseguir captar o voto dos descontentes, se é que querem uma mudança.

Sem comentários: