sexta-feira, 22 de outubro de 2021

OLHÃO: COMEÇO TRANSPARENTE DO NOVO EXECUTIVO

 

O novo executivo camarário começa bem o mandato, mantendo a opacidade que foi e é apanagio do Pina!
A primeira reunião do executivo foi na passada quarta feira mas como vem sendo habitual, talvez pela trabalheira que os informaticos têm, não houve tempo para actualizar a pagina da autarquia, dando a conhecer a distribuição de pelouros.
Como a imagem documenta, no que diz respeito aos vereadores ainda lá constam os nomes e pelouros dos que sairam, mas não dizem os novos pelouros.
A distribuição dos pelouros certamente que foi objecto de discussão interna do partido no poder, pelo que a tomada de posse seria seguida da distribuição oficial de pelouros, e no final da reunião, devia ser comunicado aos responsaveis pela manutenção da página na internet que a mesma fosse actualizada.
Parecendo uma questão de somenos, é importante saber quem vai ficar com os pelouros do ambiente ou das obras, pelo menos, até por serem aqueles que mais duvidas levantam, dado os interesses que se desenvolvem à sua volta.
Também sabemos, que nenhum vereador, ousará contrariar as decisões do presidente sob pena de perder a gloria do exercicio do poder, o que permite ao presidente tomar decisões em areas distribuidas a terceiros, nomeadamente no urbanismo onde ele tenta impor um cunho pessoal.
Neste contexto faz todo o sentido a criação de um movimento civico capaz de exigir o acesso a processos de obras ou contratos e se necessário intentar processos judiciais. Um movimento civico tem direito ao apoio judiciario o que facilitaria essa acção. Os dententores do poder teriam que ter mais, muito mais cuidado com as decisões que tomam.
A questão é a de saber quem estaria interessado em confrontar o poder politico com uma atitude critica e tentar impedir o regabofe a que temos assistido nos dois ultimos mandatos. 

Sem comentários: