domingo, 31 de outubro de 2021

OLHÃO: OS JARDINS DO DESCONTENTAMENTO

Nos ultimos tempos tem-se gerado alguma polémica em torno da chamada requalificação da frente ribeirinha de Olhão, especialmente dos jardins.
Aquando da audição publica sobre este assunto, as pessoas que nela participaram de uma maneira geral, pronunciaram-se contra o projecto e pelosvistos com muita razão.
Seja qual for a forma como se apresenta um projecto, é sempre possivel fazê-lo de tal modo que as pessoas venham a aceita-lo. Basta olhar ao video acima para compreender isso; o pior é quando se passa para a fase de execução e fica a cagada de que todos, ou quase, se queixam. 
O mesmo se passa com as perspectivas de desenvolvimento criadas por estes projectos e pelo discurso     que se lhes segue. Desenvolvimento, para os apoiantes do Pina, é saber quantos estrangeiros vêm visitar-nos sem querer saber quantos postos de trabalho se criaram, para não falar na precaridade ou sazonalidade da maioria deles. Confundir o enriquecimento de meia duzia, à pala do empobrecimento de centenas, é para alguns um forte "desenvolvimento".
Não se percebe como é que a destruição dos jardins e a sus subtituição, com custos elevadissimos, 2,1 milhões, tragam esse tal de desenvolvimento. E ainda por cima com recurso a dinheiros do Fundo Ambiental.
Será que se aplicasse esse dinheiro na eliminação das descargas junto ao Cais T, não  traria mais riqueza para quem vive na Ria e na Cidade?
 

Sem comentários: