quarta-feira, 20 de outubro de 2021

OLHÃO: ISTO É UMA RIQUEZA PARA A RIA FORMOSA!

 

Um leitor atento, enviou-nos uma colectanea de imagens, das quais repoduzimos a de cima. Só não publicamos as restantes pela carga que comportavam para a pagina. Mas não ficarão esquecidas e numa proxima oportunidade teremos todo o gosto em publica-las.
Como se pode ver, o cano de esgoto que passa ao lado da vedação do Parque Natural da Ria Formosa está completamente degradado, descarregando directamente na Ria, sem qualquer tratamento.
Devo dizer que fui contactado pelo SEPNA, a brigada do ambiente da GNR, a proposito da linha de agua que passa por detrás das Urbanizações da Quinta das Ancoras e da Nau. Pediram a referenciação GPS ou por imagem do Google Eart. Enviei-lhes a geo-referenciação de todos os pontos de descarga nos concelhos de Olhão e Faro e como resposta disseram-me que esses já estavam todos tratados.
A diferença é que quando se fala de urbanizações pressupõe-se que os esgotos sejam privados e aí há margem para a aplicação de coimas graves. Já se forem esgotos cuja responsabilidade é do aparelho de Estado, o melhor é ignorar porque podem trazer chatices.
Estas duas urbanizações depois de concluídas têm de proceder à entrega dos espaço publicos à câmara municipal de Olhão que tinha por obrigação verificar da conformidade com os regulamentos, ou seja saber se os esgotos estavam ou não ligados à rede publica de esgotos, algo que não fez. Como a urbanização foi entregue à autarquia não há lugar à intervenção da autoridade ambiental. É o País que temos!
Já o esgoto que a imagem apresenta, estando colado ao Parque Natural da Ria Formosa, merecia da parte daquela entidade, uma intervenção, obrigando a que aquele esgoto fosse ligado à rede publica e retirado o remanescente.
O esgoto em causa é da câmara municipal de Olhão, sendo objecto de diversas denuncias, mas o presidente da câmara está mais preocupado em construir esgotos que estejam ao serviço do turismo. Mas será caso que a zona dos Pinheiros de Marim e do Parque não fazem parte de Olhão Nascente, onde o Pina diz ter gasto milhões em esgotos, ou foi apenas para servir uma urbanização para fisn turisticos?
Com o mesmo objectivo, vão ser colocados esgotos no lado poente do porto de pesca. Será para os pescadores ou antes para a futura marina, a instalar ali?
Entretanto a Ria Formosa vai recebendo este "fertilizante", uma riqueza!  

Sem comentários: